terça-feira, 3 de agosto de 2010

As três fases da Respiração

Já vimos a importância de respirar pelas narinas no artigo anterior. Ainda há a necessidade de falar um pouco mais sobre a respiração antes de aprofundarmos sobre prana e pranayama.

Vamos conhecer as fases da respiração.
Para conhecermos algo, precisamos olhar e investigar. É isso que vamos fazer agora usando a família dos Shariras Mudras, objetivando conhecer cada fase da respiração.

Sentado numa posição confortável com a coluna reta (costas curvas permitem menor entrada de ar nos pulmões), respirando pelas narinas, sem forçar ou alterar a respiração observe os efeitos dos mudras.



1 - Kanistha Sharira - Palma da mão estendida, dedos unidos, apenas o polegar afastado. Coloque as mãos na região da cintura, deixando-as paralelas ao chão (sem inclinar para baixo). Exercendo uma pressão suave, feche os olhos observando para onde a respiração se dirige com esse gesto.

RESPIRAÇÃO ABDOMINAL - Respiração baixa - (Adhama pránáyáma) Adhama termo proveniente de Adhara = Suporte

Na base dos pulmões está um músculo importante para a respiração que se chama diafragma. Quando inalamos esse músculo se contrai saindo da forma de cúpula (guarda-chuva aberto) entrando na região abdominal onde exerce pressão nas vísceras projetando o abdômen para fora. Quando exalamos o diafragma relaxa, volta a posição normal, diminuindo a pressão abdominal, relaxando o abdômen que volta para dentro. Portanto: Inala abdômen para fora. Exala, abdômen para dentro. É fácil memorizar, pois é só imaginar um balão. Quando você coloca ar dentro do balão (inflando-o) o balão cresce. Quando o ar sai, o balão murcha. Muitas pessoas respiram fazendo o contrário. Essa respiração é muito relaxante. Promove sensação de calma, plenitude, assentamento, tranqüilidade e conexão.



2 - Madhyama Sharira: O mesmo gesto anterior, porém colocado embaixo das axilas.


RESPIRAÇÃO TORÁCICA – Respiração mediana (Madhyama pránáyáma) Madhyama= Meio, médio

Nessa fase da respiração as costelas que são fixadas por cartilagens, movimentam-se para fora e para cima expandindo a caixa torácica. Traz expansão e abertura ao centro do coração. Energiza e ilumina a mente.


3 - Jyeshtha Sharira: Eleve os braços com as mãos espalmadas. Flexione os cotovelos que ficam apontando para cima. Coloque as mãos nas costas com os dedos apontando para baixo. Procure deixar o queixo paralelo ao chão.


RESPIRAÇÃO SUBCLAVICULAR - Respiração alta (Uttama pránáyáma) Uttama= Superior

Nessa fase da respiração o ar preenche o ápice dos pulmões e sutilmente eleva as clavículas. É uma respiração fortemente energética. Abertura dos sentimentos bloqueados na garganta e costelas.

Fontes:
Rose, Andre de.Pranayama, Muito Além da Respiração,Editora Rigel,2007
Blay,Antonio.Fundamento e Técnica do Hatha Yoga, Edições Loyola,1977
Le Page, Joseph e Lilian. Apostilas do Curso de Formação de Yoga, Yoga Integrativa, Garopaba, SC
Fotos: Rosana Reginatto

4 comentários: