quarta-feira, 28 de julho de 2010

RESPIRANDO PELAS NARINAS


Antes de falarmos de prana e pranayama é importante falarmos um pouco sobre a respiração. Todos respiramos, constantemente, porém poucos sabemos sobre isso e muito menos tomamos consciência desse fenômeno natural e vital.



Como diz André em seu livro Pranayama Muito Além da Respiração: “Você pode viver respirando pela boca, mas não pode viver bem fazendo isso.” Especialistas tem estudado os efeitos da respiração bucal e suas possíveis consequências. Entre os mais evidentes que podem ocorrer podemos citar: danos na estrutura facial deixando a face mais alongada, síndrome da dispnéia do sono, a pressão exercida na caixa craniana pode ser um grande causador de cefaléia tensional, alteração da arcada dentária,seios nasais desalinhados, força a coluna vertebral, enfraquece o diafragma, entorta os lábios para um lado, enfraquece o sistema imunológico, produz ressecamento na narinas e vias aéreas.



As narinas tem um desenho perfeito para que o ar ao entrar seja filtrado (os pelos retém as impurezas) e também seja aquecido. O ar é conduzido por um caminho sinuoso e nesse trajeto o ar recebe calor para chegar aos pulmões com a temperatura ideal. Esse calor é recebido através da mucosa que é fortemente irrigada, essa mucosa perde a umidade e calor, porém ao exalar, o ar que agora sai mais quente e úmido refaz o ambiente ideal dessa mucosa para a próxima inalação onde recomeça o processo da respiração.



No livro Pranayama Muito além da Respiração André cita:



“A respiração pela boca é tão prejudicial que o problema já tem até um nome: é a Síndrome do Respirador Bucal. Essa respiração provoca má postura da cabeça e do pescoço produzindo o estiramento dos músculos raquidianos e tirando a posição normal das vértebras cervicais, produzindo alterações vasculares. Fora isso, o mau posicionamento das mandíbulas produz um estiramento constante dos temporais, levando a uma tensão exagerada nessa região causando um tipo de cefaléia tensional que envolve vários grupos musculares como os ombros, pescoço, couro cabeludo e principalmente a face.”



Esses argumentos já bastam para compreender o quanto é importante a respiração nasal e não bucal. No yoga são raras as ocasiões que respiramos pela boca (existem alguns pranayamas com o objetivo de purificação).

Fonte:
Rose,Andre de. Pranayama, Muito além da Respiração, Editora Rigel,2007
Blay, Antonio. Fundamento é Técnica do Hatha Yoga, Editora Loyola, 1977
Le Page, Joseph e Lilian. Apostila do curso de Prana, Pranayama e Mudras. Garopaba.SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário