terça-feira, 3 de maio de 2011

Impermanência

Hoje estou pensando na impermanência das coisas. Se pararmos para olhar a natureza, veremos que a mesma cena nunca se repete. Se olharmos com sutileza e presença, até o mesmo ambiente muda de um dia para outro, que dirá da mudança do mesmo cenário de uma estação para outra. Na minha caminhada, aprendi que cada estação tem a sua beleza, cada estação tem algo para nos mostrar e tocar na alma. Esse assunto está presente nos últimos tempos, quando olho para mim mesmo e percebo a mudança no meu corpo denso (físico - Annamayakosha), do meu corpo de energia (Pranamayakosha), e do meu corpo mental-emocional (Manamayakosha). Não tenho mais a forma de uma criança, nem de um adolescente, tenho a forma da maturidade. Como é importante apreciar cada transformação como um processo natural e espontâneo que ocorre na natureza. A folha nasce tenra, macia, colorida, aos poucos se transforma, fica mais seca, perde a cor e cai, para continuar a ser matéria, porém de uma forma diferente. Não vejo diferença entre a folha e nosso corpo físico, passamos pelo mesmo processo e ele não termina, continua sendo matéria, apenas de outra forma. Tenho 45 anos, aprendi sobre a transformação lá pelos 35 anos, quando comecei a observar mudanças, porém mudanças que não me tornaram velha, mas diferente, pois viver e aceitar as transformações é diferente de viver lutando contra o “envelhecer”. Quando olho para a minha maneira de respirar sentindo meu corpo de energia, percebo que já não sou a mesma e que mudo a cada inalação, a cada exalação. Hoje, respiro com mais consciência, pois o yoga me permitiu reaprender a estar conectada. Não posso deixar de falar do poema do professor Hermógenes com os mudras da Mãe da Montanha Encantada, Lilian Le Page: “Eu entrego, eu confio, eu aceito, eu agradeço.” Eu exalo entregando (Samputa Mudra), eu retenho com pulmão vazio confiando (Vajrapradama Mudra), eu inalo aceitando (Pushpaputa Mudra), eu retenho com o pulmão cheio agradecendo (Anjali Mudra). Basta olhar para a respiração e ver a impermanência de cada fase. Não podemos parar apenas numa, ela precisa fluir para dar continuidade a VIDA. Como é importante entregar, confiar, aceitar e agradecer não apenas em cada fase de nossas vidas (estação), mas a cada dia, a cada minuto a cada segundo. Se eu luto contra os processos naturais da existência há sofrimento. Se eu entrego, confio, aceito e agradeço, estou a caminho de Moksha me libertando da dor. Se eu olho para meus pensamentos, percebo ainda muito mais a transformação. Não sou mais a mesma, amanhã também não serei mais a mesma Rosana, aliás, posso dizer que depois da próxima exalação já não sou mais a mesma. Acreditei e defendi coisas que hoje não acredito e não defendo mais. Agora, acredito e defendo outras. Amanhã, também será diferente e esse processo natural só acabará quando não há mais nada a transformar, e isso só acontece quando finalmente chegamos a casa “A FONTE” e nos unimos a ela. Quando a gota, se unindo ao mar, reconhece que ela é o MAR. Quando a onda, com forma, identidade (onda pequena, grande) reconhece que ela é o MAR, que não há começo nem fim, mas há o TODO. Estou nesse processo. Lembro o que Joseph falou numa palestra sobre identificar-se com a onda. Às vezes me sinto onda pequena que “nenhum surfista quer” e sofro a dor da rejeição, da baixa autoestima, às vezes me sinto uma onda grande e o orgulho infla o ego, pois “todos me querem” e volto a sofrer, às vezes sinto o movimento me dar vida quando a onda cresce, às vezes sinto que morri na praia e novamente, o sofrimento está marcando presença. A inconstância, a impermanência são processos naturais do caminho, pois é o aprendizado chegando, porém, se tornam menores, menores, menores até desaparecer. Agora, é o TODO, sem forma, sem nascimento, sem começo, sem fim. O Yoga nos ajuda a chegar lá........Por isso: “EU ENTREGO; EU CONFIO; EU ACEITO; EU AGRADEÇO.” Rosana

Um comentário:

  1. sério? 45?!!!
    :0

    ... mais uma razão pra me empenhar ainda mais na yoga, hehehe!

    ResponderExcluir