sábado, 12 de fevereiro de 2011

OS KLESHAS

OS KLESHAS


Segundo a visão do Yoga, os Kleshas são motivos de sofrimento para a humanidade. Literalmente, a palavra sânscrita klesha significa dor, aflição, miséria. Kleshas são as causas da dor existencial que aflige toda a humanidade nos diferentes pontos do planeta. São obstáculos que nos impedem de progredir na jornada do yoga que nos leva a moksha (libertação). Patãnjali nos traz através dos Yoga Sutras o conhecimento de cinco kleshas.

No Yoga Sutra, 2.3, Patañjali os enumera da seguinte maneira: “Avidya, ignorância, asmita, egoísmo, raga, apego, dvesha, aversão, e abhinivesha, apego pela vida, são as aflições, kleshas”.

A manutenção da dor e sofrimento tem como base avidya (ignorância, ausência de conhecimento). Uma vez trazendo vidya (conhecimento) pela prática do yoga, os outros kleshas não se mantêm. Portanto, a prática do yoga nos liberta da dor porque nos traz conhecimento com sabedoria. Gostei quando li sobre os kleshas como uma árvore. As raízes são denominadas de AVIDYA (ignorância). Uma vez cortado as raízes, a árvore não se mantém e, portanto não nutre os outros quatro galhos.

Avidya: Compreensão incorreta (ignorância). Pode ser entendida como resultado acumulado de nossas muitas ações inconscientes. Ações, modo de percepção que carregamos mecanicamente por anos. É o desconhecimento de quem somos. A falta de conhecimento considera sendo “Eu” o que não é “Eu”. É a ilusão que nos mantém presos a roda do samsara.

Avidya se expressa no nosso mundo da ação através dos outros 4 ramos da árvore:


RAGA (Apego) : É a identificação nossa com nossos registros de situações prazerosas que queremos manter ou conseguir. Queremos algo hoje porque foi bom ontem, mas não porque precisamos agora. Queremos mesmo que não precisamos e que talvez nem seja bom para nós nesse momento (desejo). Queremos coisas que não temos, o que temos não é suficiente. Queremos guardar o que temos que dar.

Dvesha (Aversão): Rejeitamos pessoas, pensamentos, ambientes relacionados a uma experiência difícil, presumindo que elas nos trarão dor novamente. Rejeitamos o desconhecido.

Asmita (Ego) : Egocentrismo. Sentimento de individualidade. Leva-nos a pensar que o mundo gira em torno de nós.

Abhinevesha (Medo): Sentimos insegurança, dúvidas sobre nossa posição na vida, medo que nos julguem mal, medo de envelhecer, medo da morte. A visão dolorosa da morte é o registro latente que se manifesta nos mais diferentes seres. Porém, o apego a vida é fruto da ignorância (avidya), pois tudo é transitório, impermanente Desconhecemos a imortalidade do espírito, por isso sofremos diante da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário