sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MEDITAÇÃO - UM ENCONTRO COM O SAGRADO

Foto de Guillermo Barrientos - Argentina

YOGA SUTRA, 1.40-51: Após Estabilizar a Mente


A Mente se Torna Como um Cristal Transparente


"Quando a mente está nublada não pode ver com clareza os objetos no campo da mente ou os objetos do mundo exterior. É como um cristal fosco ou uma pedra de cor sólida. Quando a mente vai se tornando cada vez mais clara através da prática de meditação do yoga, ela fica parecida com um cristal transparente.
Um cristal transparente irá assumir a cor de qualquer objeto que dela fique próximo (sutras 1.41-1.43). Quanto tal tipo de mente clara foca em um objeto no campo da mente, fica totalmente absorvida naquele objeto, permitindo que seja visto a natureza do objeto com muita clareza.
Sistematicamente, exploramos, encontramos, examinamos e, gradualmente, através do desapego, deixamos de lado as muitas falsas identidades, atrações, aversões e medos. Esta introspecção é feita nos aspectos mais densos da mente, e também nos mais sutis, onde está o depósito de impressões profundas (samskaras), que são a força motriz por trás do karma (sutras 1.2-1.4 e 2.1-2.25).
Esta mente com transparência cristalina pode eventualmente transcender a absorção de todos os objetos da mente, deixando para trás até mesmo os níveis de samadhi sobre objetos. A mente se volta para dentro e se entrega na experiência direta daquilo que está além da mente."

Fonte: http://www.yoga.pro.br/

Um comentário: