sexta-feira, 16 de julho de 2010

YOGA E O SISTEMA IMUNOLÓGICO


Se você olhar ao seu lado, poderá observar no seu círculo de convívio que algumas pessoas (ou até você mesma) estão constantemente com um problema ou outro. Também vai observar que existem pessoas que embora dividem o mesmo ambiente com pessoas doentes, raramente estão com problemas de saúde. Por que isso acontece? Um dos motivos das pessoas adoecerem é o desequilíbrio entre dois fatores muito importantes: Sistema Imunológico e Emoções/Pensamentos. Pessoas com esse sistema equilibrado raramente adoecem. São pessoas não-estressadas, de bom humor, de bem com a vida, alegres, com livre expressão das emoções, assim sendo, conseguem administrar os problemas com mais fluidez. Já, as pessoas num estado mental de tristeza, raiva, mágoa, ressentimento, tem grande dificuldade de lidar com os menores problemas, sentindo que tudo é um peso na sua vida. Normalmente isso vê-se refletido no seu físico, com ombros caídos, cabeça baixa ao caminhar. A maneira de encarar a vida,  de ver a si mesmo, ver os outros e o mundo, afeta de maneira significativa o Sistema Imunológico.

Vale a pena entender como esse processo funciona. O Sistema Imunológico é responsável em reconhecer tudo o que é estranho ao seu corpo e defendê-lo, evitando que a doença se instale. Esse sistema (baço, nódulos linfáticos, medula, algumas células brancas) para trabalhar com eficiência precisa do equilíbrio entre o Sistema Nervoso e o Sistema Endócrino. Então perguntamos: como as emoções e os pensamentos desequilibrados podem afetar o Sistema Imunológico? Segundo estudiosos do assunto, os neuropeptídeos que transportam pensamentos e emoções também controlam o trajeto das células brancas no organismo, células que fazem a defesa contra invasores. Esses neuropeptídeos se prendem aos receptores das células do nosso corpo. Para entender melhor: a norepinefrina é um hormônio produzido no organismo quando a pessoa esta feliz, cheia de energia e esse hormônio se prende aos mesmos receptores celulares em que se prende o vírus do resfriado, por exemplo. Isso explica porque quando estamos felizes, de bem com a vida é mais difícil resfriar e porque o contrário é verdadeiro. Quando estamos tristes, a produção de norepinefrina diminui e, conseqüentemente mais receptores celulares livres para o vírus se ligar, se reproduzir e provocar a doença.

Já falamos da reação “lutar ou fugir” em outro artigo, Pessoas que estão constantemente em estado de alerta (estressados) não dando tempo para o corpo relaxar, emitem mensagens de perigo ativando o sistema nervoso simpático diminuindo assim a circulação e a energia dos sistemas não-importantes para a luta, ou seja, sistema digestivo, reprodutor e imunológico, que passam a trabalhar de forma mais lenta. Nessas pessoas, as supra-renais trabalham em alto potencial para liberar adrenalina no corpo sobrecarregando essa glândula. Isso tudo propicia uma porta aberta para bactérias e vírus se instalarem com mais facilidade.

E o Yoga? Como pode ajudar nesse processo? O Yoga equilibra corpo-mente-espírito, vê o homem de forma holística. Os benefícios são inúmeros, porém, abordaremos de forma resumida os benefícios mais específicos em relação ao problema em questão:

 As posturas (ásanas), propiciam entre muitos benefícios a melhora da circulação, fato importante para uma boa ação do Sistema Imunológico. As invertidas são as mais benéficas para isso.

 O Timo é uma glândula localizada no centro do peito, importante pela ação na imunidade e está diretamente relacionado às emoções que sentimos. Seu nome em grego, thymos, significa energia vital. O timo aumenta de tamanho quando estamos felizes, diminui quando estamos tristes ou estressados. As posturas de retroflexões ou extensões abrem o peito, projetam o esterno para frente massageando o timo e harmonizando o chakra Anahata (cardíaco) permitindo o fluir do prana nessa região. Mais energia, timo trabalhando no máximo de sua eficiência.

 As posturas de ante flexão acalmam o Sistema Nervoso Simpático, trazendo a “trégua” que o corpo precisa para se recuperar, restabelecer, e trazer o equilíbrio do Sistema Imunológico. Também ajudam a recarregar as supra-renais evitando sua exaustão na situação crônica de estresse pela produção exagerada de adrenalina.

 Com as técnicas respiratórias (pranayamas) podemos alterar conscientemente funções antes consideradas autônomas, como por exemplo, o ritmo cardíaco. Isso propicia ao praticante de yoga ter esse domínio em situações de estresse no seu dia a dia, aprendendo a passar pela situação de forma não-tensa. Enviando mensagem que o “perigo” passou, ativando assim o Sistema Nervoso Parassimpático, relaxando o corpo.

 Praticar yoga ajuda a abrir o coração, amar a si mesmo (aceitar-se), amar aos outros (aceitando-os), amar a vida e aceitá-la como é. Expandir as fronteiras do coração é expandir o sentimento de amor, alegria, compaixão e perdão. Com certeza, com esses tipos de sentimentos viveremos melhor.

Avalie seu estilo de vida, se você se flagra freqüentemente com a respiração ofegante, com os maxilares presos. É hora de mudar sua postura diante da vida e de você mesmo. Viver e relaxar. O yoga pode ajudar você nesse processo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário