quinta-feira, 8 de julho de 2010

YOGA E ESTRESSE




Estresse, o mal do nosso século. A vida sobrecarregada, a competição desenfreada, situação financeira instável, relacionamentos em crise. Quem nunca viveu esses problemas? De uma forma mais suave ou não todos enfrentamos e vivemos problemas que levam o corpo a se deparar com a reação instintivo animal “lutar ou fugir”. É essa situação que leva o organismo ao estresse.



Qual é o mecanismo fisiológico do estresse? Vale a pena saber um pouco sobre isso. Para facilitar o entendimento vamos comparar o corpo com um carro. O Sistema Nervoso Autônomo é constituído pelo Sistema Simpático e Parassimpático. O SN Autônomo é o motor do carro. O Simpático é comparado com o acelerador, mecanismo acionado no corpo quando uma mensagem chega ao cérebro que ele está em perigo, preparando-o para a luta ou para fuga. O parassimpático é comparado ao freio do carro, prepara o corpo para o relaxamento quando o perigo passa. Quem já não viveu uma situação em que o organismo se depara com uma situação de perigo ou exigência? Quando isso acontece, substâncias químicas são liberadas na corrente sangüínea, como a adrenalina, colocando o corpo em alerta, também o cortisol que ajuda na produção de energia necessária para esse estado de alerta, preparando-o para a luta, (aciona o acelerador do carro). Isso produz uma série de reações no corpo como taquicardia (coração dispara), a mente fica alerta, preparada para o ataque, a circulação se desvia para a musculatura dos membros e para o cérebro, deixando áreas que não são utilizadas para o ataque (como órgãos reprodutores e digestivo, por exemplo) com menos sangue. Quando o organismo fica a maior parte do tempo neste estado, culmina o estresse. O corpo não tem o tempo necessário para se refazer da situação e o sistema físico vai sofrendo deterioração. Importante salientar aqui, o fato de que em situações crônicas de estresse o sangue se desvia de órgãos como sistema reprodutor e digestivo, órgãos não importantes para a luta/defesa, como já citado anteriormente, fato que pode levar a impotência, diminuição da libido e problemas digestivos entre outros. Uma vez passado a fase de perigo ou ameaça detectada pelos sentidos há uma informação para o cérebro onde ocorre a ativação do parassimpático (o freio do carro), ocorre relaxamento de toda a musculatura, o sangue já não se dirige com maior intensidade para músculos e cérebro e sim para o corpo inteiro, o organismo todo entra em estado de letargia, relaxando. Para uma saúde completa no nível fisiológico e psicológico é necessário o equilíbrio dessas duas fases.



Como o Yoga pode ajudar o homem em relação ao estresse? Situações de estresse são inevitáveis no dia a dia, mas o importante é que a pessoa saiba (e tenha consciência desse saber), que ela pode mudar a situação de reação do corpo frente ao desequilíbrio do sistema nervoso que gerencia o estresse. As técnicas de Yoga ensinam ao praticante esse controle, que para a maioria das pessoas parece ser inatingível. Como isso é feito? De várias maneiras. Já é de conhecimento que diferentes técnicas de respiração afetam de maneira diferente o corpo humano. Através do controle consciente da respiração podemos mudar a situação de estresse dando o tempo de relaxamento para os músculos, principalmente do coração, prevenindo enfarte do miocárdio e outros muitos problemas à nível fisiológico, mental e emocional. As posturas chamadas posturas psico-físicas não fortalecem e trabalham apenas o corpo físico, mas abrangem o corpo mental, emocional, energético, de sabedoria e espiritual. As várias técnicas usadas na prática de Yoga trabalham nossos condicionamentos trazidos a nós pelas várias experiências, situações, sociedade, dando-nos uma nova forma de nos ver, de ver os outros, de ver o mundo. Tudo isso ajudando a encarar as situações de estresse com outra perspectiva, não deixando o homem cair no abismo do estresse crônico que, além de afetar o corpo de forma negativa, nos afasta das pessoas, podendo nos levar a depressão e outras doenças.



Enfim, o Yoga abre as portas para o praticante ver tudo com outra perspectiva, inclusive ele mesmo, entendendo da não-separatividade, ou seja, entendendo a Consciência de Unidade e se entregando a ela.



Boa semana e sucesso nessa jornada de autoconhecimento.



Namastê
Rosana





Nenhum comentário:

Postar um comentário