terça-feira, 20 de julho de 2010

TAPAS 3º Nyama



Tapas é o calor gerado na prática. É o fogo do yoga que purifica, queima as impurezas do corpo e da mente. Tapas é o esforço, a dedicação, a persistência do sadhana (ascese espiritual). O calor de tapas purifica o corpo físico e também fortalece a mente. A força e estabilidade mental nos permite enfrentar as adversidades da vida de maneira firme, sem cair em descontrole. Permanecemos estáveis, completos, inteiros, enfrentamos a situação reconhecendo que tudo o que nos acontece nos remete a um aprendizado e aperfeiçoamento do ser, aprendemos com a experiência e damos passos à frente nesse caminho.

É no calor da prática com auto-esforço que aprendemos como nos portar nas experiências do dia a dia. Mantemos a estabilidade e conforto na postura, geramos calor, mas ficamos serenos, tranqüilos, respirando e observando. É assim que vamos estar nas adversidades do dia a dia.

Porém, não iremos desenvolver e aprimorar se não mantivermos uma constância na prática. Quanto mais disciplina e dedicação, mais purificação, mas fortalecimento no corpo e na mente. Descobrimos uma força interior latente que vai aflorando e a regularidade da prática com dedicação, permite a dissolução das impurezas. Damo-nos conta disso nas nossas atitudes do dia a dia, pois nos flagramos agindo de maneira mais centrada e equilibrada diante de uma situação que antes nos fazia perder o controle das emoções nos desequilibrando, desarmonizando e até nos acometendo doenças físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário