terça-feira, 15 de junho de 2010

SAUCHA - Purificação/Limpeza 1º Nyama


SAUCHA (Purificação/Limpeza)





Saucha pode ser traduzido como limpeza/purificação, tanto externa como interna.
Todos os dias praticamos higiene como o nosso corpo físico. A higiene é tão necessária, não só para o bem-estar, mas também para a nossa saúde. Sabemos na prática, a importância da higiene externa, pois se negligenciamos adoecemos e sentimos dor. Sabemos muito bem as conseqüências de não escovar os dentes. Quem já não sentiu a dor de uma cárie quando criança?
Podemos pensar em Saucha também como purificação através da alimentação saudável. É importante termos critérios ao escolhermos nossos alimentos. É importante termos controle dos sentidos ao alimentar-nos. Podemos (e acredito que a maioria assim procede), alimentar-nos pelo prazer. Escolhemos o que é prazeroso, porém negligenciamos os venenos e toxinas que introduzimos no nosso corpo, desvitalizando-o. A alimentação afeta toda nossa vida. Tem uma frase que desconheço o autor mas gosto de lembrar:
“ Não viver para comer e sim comer para viver.” Um aspecto importante a considerar, mas que não cabe nesse artigo estender, é a alimentação com produtos mortos, que não trazem vida (prana) para nós.
Saucha também pode ser aplicado através do sentido da visão e audição. Podemos poluir, intoxicar, envenenar nosso ser através dos alimentos nesses dois sentidos. Selecionar, ser criterioso com tudo aquilo que escolhemos ver e ouvir é uma atitude de saucha, purificação limpeza. Quando escolho um filme de violência, por exemplo, é dessa qualidade que estou alimentando minha mente através do sentido da audição e visão
Vamos aprofundar um pouco mais a nossa higiene interna.
O que temos feito para nos purificar internamente?
Estamos sendo negligentes a ponto de adoecer mentalmente?
Pensemos um pouco nos ásanas (posturas psicofísicas) como purificam liberando impurezas e toxinas que “jogamos “ para dentro pelos nossos impulsos e excessos.
Pensemos nos pranayamas (exercícios respiratórios) como restabelecem a energia, revitalizando e revigorando nosso corpo, agredido pela nossa negligência .
Asanas e pranayamas tem conseqüências diretas e objetivas no nosso corpo físico internamente. Mas ainda cabe a pergunta:
O que temos feito para purificar nossa Mente?
Vamos pensar numa situação prática do dia a dia. Não saímos de casa sem antes escovar os dentes, olhar no espelho a situação do nosso cabelo, etc. Principalmente se vamos ao encontro da pessoa amada ou talvez numa entrevista de emprego. Imagine você numa dessas situações com um pedaço de feijão nos dentes....Além de cômico, um ato  de negligência e relaxamento consigo, não é mesmo?
Agora, imagina uma situação em que você sentiu muita raiva, ou talvez inveja, cobiça. Ou talvez você tenha sentido mágoa. O que fez para purificar a sua mente? A maioria das pessoas respondera: Não fiz NADA.
Não devemos negar a nossa sombra. Todos nós temos. Alguns a escondem tanto, porém na primeira situação de estresse ela vem com tudo, se manifesta de tal forma que até espanta. Aceitar ou reconhecer a sombra é o primeiro passo para purificá-la. Não podemos purificar aquilo que não aceitamos estar em nós.
Como podemos purificar a mente?
A Meditação é uma forma muito eficaz de purificar a mente. Ao levantar escovamos os dentes e cabelos, purificando o corpo. Ao levantar meditamos e purificamos a mente. Com a mente calma, serena, atenta, descobrimos nossas potencialidades, aprendemos a usar a energia e criatividade a serviço do BEM. Tornamo-nos amáveis, alegres e benevolentes.
Cantar mantras também é uma forma de purificar a mente. A mente divaga facilmente entre o passado e o futuro nos causando dor e sofrimento. Sofremos pelas dores que já passamos, sofremos pelas dores que supomos vir acontecer. Entoar mantras, foca a mente no presente. Em muitos mantras repetimos o nome divino ou qualidades divinas. Ao entoar os mantras purificamos a mente e vamos criando espaço para pensamentos mais elevados.
Para clarear ainda mais a necessidade de purificação, vamos imaginar uma casa que sempre está de portas e janelas fechadas, ali dentro alimentação gordurosa, raríssimos produtos de limpeza, teias de aranha, poeira e gordura acumulada, cheiro de mofo. Como você se sente dentro dessa casa? Agora, imagine você, abrindo portas e janelas, a luz do sol entrando, ar renovado entrando, varrendo, com muita água lavando. No final qual é o resultado? Você tem prazer de estar ali. Assim é nossa mente. Se não a higienizamos o desconforto mental emocional é uma constante (depressão, tristeza ou aversão, fúria). Mas se praticamos saucha, temos a leveza e bem-estar.

2 comentários:

  1. Simplesmente ÓTIMO o texto que acabei de ler sobre Saucha - purificação/limpeza. Com palvaras simples e claras, o entendimento é 100%.
    Maria Ivone

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor seu texto. Parabéns! :D

    ResponderExcluir