domingo, 16 de maio de 2010

YOGA E ECOLOGIA


Ouvimos sobre a interdependência de tudo e de todos, formando a  grande Teia do Universo. A Ecologia - estudo da relação entre os animais e vegetais com o meio ambiente em que vivem - sem dúvida estuda essa teia. Nosso planeta como organismo vivo que é, depende do equilíbrio de todos os sistemas. Esse equilíbrio foi e é gravemente afetado pela maneira antiecológica que o homem cultiva, a maioria das vezes conscientemente. O Yoga cultiva não apenas a ecologia interior do ser humano, mas ensina a expandir para a vida exterior, que na verdade é uma só (interior e exterior). Você reflete lá fora o que está por dentro. Patãnjali codificou o yoga e com suprema sabedoria incluiu AHIMSA -não violência- o primeiro dos yamas. Praticar Yoga é praticar ahimsa, praticar ahimsa é ter uma forma de vida equilibrada, em harmonia com o meio ambiente respeitando todas as formas de vida. Praticar ahimsa é despoluir o nosso interior com atitudes, palavras e pensamentos saudáveis e, como consequência, despoluimos tambem o meio ambiente. Aprendemos  a cuidar, amar,  proteger cada espaço, cada ser, cada célula de nosso planeta.
Grupos ecológicos levantam a bandeira preocupados com a grave saúde de nosso planeta. 
Vamos ficar parados? Inativos? 
Vamos esperar para ver o que acontece? 
Temos que assumir a nossa responsabilidade em cuidar de  nossa casa. ter a consciência que a terra é nosso lar e precisamos dela para viver. Ter ou ativar essa responsabilidade não significa que temos que assumir a linha de frente de grupos pró-ecologia (se puder melhor), mas é ter consciência e FAZER a nossa parte. Cuidar aqui, agora, onde moro, onde trabalho, onde passeio. Não precisamos virar "expert" no assunto, mas devemos, ao menos, conhecer quais  das nossas atitudes  podem prejudicar a saúde do nosso planeta e consequentemente a vida de nossos filhos, nossos netos e a nossa também.
Por onde começar? 
Que tal pelos nossos hábitos de consumo? Água, luz, alimentos, roupas, lazer. Que tal avaliar se estou poluindo o local mais próximo de mim? Minha casa, meu quintal, a praça, as ruas por onde passo? Comece a observar. Preciso deixar tantas luzes acessas? Meu banho pode ser mais curto? Posso diminuir o consumo de água e energia elétrica? Separo o lixo que produzo? 
A cidade e toda a tecnologia oferece tantas coisas atrativas que o homem esquece do contato com a terra. A água chega pronta  pra consumo através dos canos. Não vemos de onde vem e nem nos preocupamos o quanto de água  na terra é possível para consumo. O homem esquece que os recursos naturais não são inexauríveis e que o produto e o destino final do que consumo vai afetar todo o equilíbrio do meio ambiente. 
O ser humano precisa de uma relação direta com a terra, até mesmo para seu desenvolvimento pessoal e espiritual. Para sermos seres inteiros completos, precisamos da ligação viva  com o céu e a terra. Somos constituídos por cinco elementos assim como o Universo o é. Precisamos do equilíbrio. Cuidar da terra é cuidar de nós mesmos pois fizemos parte desse TODO.
Praticar Yoga, portanto,  é cuidar, amar, respeitar nosso SER, nosso corpo, nossa casa, nosso planeta, nosso lar. É estar ciente que a TERRA é nossa casa, e destruí-la, mesmo que seja aos poucos, é também nos matar aos poucos.
Abraço fraterno e muita disposição em cuidar de SI, em cuidar de NÓS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário