domingo, 23 de maio de 2010

FILHOS CRIADOS NO YOGA

Recentemente li um artigo sobre filhos criados no yoga, imediatamente se abriu a cortina e surgiu na minha mente o filme da minha história e Yasmin, minha filha, hoje com quase 9 anos. É essa história que quero compartilhar com vocês.

Comecei a particar yoga em 1999 em Canela- RS. Levei a sério a profissão de yoga em 2003, em um momento emocionalmente muito difícil para mim. O yoga foi um porto seguro onde pude compreender a impermanência de tudo, pude resgatar uma força latente dentro de mim, até então inimaginável, que aflorou para manter a integridade da vida. Nessa época, Yasmin tinha apenas 1 ano e 8 meses de idade.
 Quando fiz a Formação de yoga na Montanha Encantada - Garopaba,SC - com Joseph e Lilian Le Page, voltei para a minha pequena e pacata cidade, que não tinha mais de 10.000 habitantes, Ronda Alta -RS. Nessa época, apenas nós duas praticávamos yoga. Yasmin era a minha companheira, ora aluna, ora professora. Lembro-me dela tão pequena dizendo: " - Mãe, não é assim que faz a árvore, olha como eu faço." E lá estava minha pequena flor me ensinando a ESTAR NO ESTADO DE YOGA:
m
Quando comecei a dar aulas na minha cidade, não tinha quem cuidasse de Yasmin durante as práticas, que eram sempre à noite, então, a levava comigo. Yasmin era a minha companheirinha. Depois de um tempo, cemecei a dar aulas em cidades vizinhas, pois a procura por yoga em pequenas cidades é mínima. Um dos motivos é a falta de emprego e consequentemente a falta de recursos financeiros. Outro motivo é o desconhecimento do que é o yoga, gerando, dessa forma, um preconceito desta prática. Naquele tempo, trabalhava como farmacêutica durante o dia e no final da tarde, lá estávamos nós -eu e Yasmin - num Kadet 98, enfrentando estradas de chão, no meio de lavouras, pedras, poeira e, muitas vezes, barro quando chovia, para chegar a Constantina -RS, onde dei aulas por quase dois anos.  Foi assim que aprendi a enfrentar o medo de dirigir no barro.

Durante a viagem, cantávamos mantras e posso ainda ouvir a voz suave da Yasmin na minha mente quando fecho os olhos e viajo alguns anos atrás. "Om Namah Shivaya ", "Om Mani Padme Hum"...
Enfrentamos algumas dificuldades. Me lembro um dia que furou o pneu, como não tinha muita força, subia na chave e pulava, para poder soltar os parafusos. Na acasião, até comentava para Yasmin:
"Daqui alguns anos, vamos lembrar disso tudo  e rir muito" . E  hoje, isso é uma realidade, lembro de tudo com muito carinho e risos.  Assim como esta, tenho muitas histórias para contar. Atualmente Yasmin tem quase nove anos,  e ainda hoje ela me  acompanha na maioria das aulas que ministro à noite no  Espaço Shiva Yoga em Chapecó -SC, onde atualmente resido. 
Ela convive diariamente com o yoga, mas como mãe, procuro não impor nada.



Demonstro com o meu exemplo como o Yoga proporciona bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Faço a minha meditação diária sozinha, porém, procuro (nas manhãs que estamos em casa juntas) praticar com ela. Yasmin tem prazer em participar das aulas de yoga para crianças onde de forma lúdica e natural vou introduzindo os yamas  e nyamas, posturas, relaxamento e meditação, sem esquecer é claro dos mantras que eles gostam tanto. 
Yasmin é uma criança feliz e muito criativa, quem a conhece sabe bem disso.Talvez, daqui alguns anos, seja ela quem esteja escrevendo os efeitos do yoga na sua vida desde criança. Desejo profundamente que essa experiência de viver o yoga desde a infância possa trazer para a vida diária, em todas as suas fases, serenidade, equanimidade e felicidade que já esta dentro dela de forma natural.
Também desejo profundamente que muitas crianças, como Yasmin, possam desfrutar e aprender com o Yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário