segunda-feira, 10 de maio de 2010

ESCREVENDO SOBRE YOGA - Promoção de 3 anos de Yoga Integrativa

Participação 1: Loine Parizotto

Por muitas vezes, ao praticar yoga e me entregar ao ritmo da música, me sinto literalmente adentrando no céu...

Participação 2: Claudia Badin Ramalho

Yoga é um caminho para o autoconhecimento. Silenciando a mente e internalizando os sentidos, ampliamos nossa consciência reconhecendo o divino que habita em cada um de nós, a nossa luz interior. E são estes benefícios que sinto a cada dia mais com a prática desta filosofia milenar.
Nas palavras de Hermógenes, \"Yoga é independência, é sentir-se bem e feliz em si mesmo, quando fazemos o caminho de volta para casa, momento em que nos unimos à nossa esfera mais sagrada\".

Participação 3: Ortenilo Azzolini
  
Yoga é a chave que abre a porta para descobrirmos as maravilhas do infinito que nos rodeira e do infinito que somos.  Através dele passamos a  ver tudo com os olhos da consciência. Yoga, o lado bom da vida.

Participação 4: Maria Ivone Conte

Quando uma colega me falou para praticar yoga porque a minha respiração estava errada (durante a apresentação de um artigo), eu não imaginava o quanto essa prática era maravilhosa para o corpo, mente e espírito. A partir desse dia, procurei ler sobre o assunto e saber mais sobre yoga.Encontrei uma instrutora e comecei as aulas. Notei logo nas primeiras práticas que pecava na respiração todo o tempo. Ansiosa, fazia os movimentos automáticos, sem prestar atenção no que estava fazendo. Com a frequencia e empenho fui desenvolvendo as habilidades da prática do yoga com o olhar para dentro de mim mesma; observar com os olhos da alma o ar entrando e saindo; perceber que na inalação acalmo meu corpo, na exalação acalmo minha mente;ainda se entregar a nenhum lugar para ir,nada a fazer a não ser estar aqui ou ficar em postura de uma montanha enraizada no chão; postura de estrela; postura de guerreiro entre tantas outras.
Sei que ainda estou engatinhando nessa prática, mas sinto que me faz ter mais tranquilidade, clareza e serenidade mental em todos os momentos do dia.  Sei também que depente exclusivamente de meu empenho, dar continuidade ao processo de evolução na prática do yoga, e que essa não vai mudar imediatamente meu comportamento, mas me faz, com certeza,rever e repensar cada atitude antes de tomar uma decisão final.
Trabalhando postura e respiração concordo com o prof. HERMÓGENES, 2010 quando diz "a respiração é um dos atos mais importantes de nossa vida".
Em resumo, pra mim a prática do yoga é um trabalho lento de evolução humana. Faço dela o "meu momento".

Participação 5: Juliane Franco

Yoga é o microcosmo instrumental de preparação harmônica para a existência e passagens da(s) existência(s). 

Participação 6: Francine  Regina Badin Bonissoni 

"A prática de Yoga foi muito importante na minha vida. Me trouxe paz, calma, harmonia e alegria. Apredi a aceitar-me como sou, a perceber que sou um ser Divino, completo e inteiro e que tenho tudo que preciso para ser feliz. Estou aprendendo a estar presente, com a mente no "aqui e agora" não apenas durante a prática ou a meditação, mas em todos os momentos da vida, enquanto me alimento, enquanto trabalho, enquanto estou entre amigos. Estando presente podemos nos doar por inteiros àquele momento, àquela tarefa e vivê-la em plenitude. O esforço feito para aumentar a flexibilidade das articulações e músculos nos permite aumentar a flexibilidade da mente, controlar a mente, respirar e sentir o prana. Integrar totalmente o corpo físico, com o corpo mental e espiritual. Agora já estou conseguindo levar para os momentos da vida a força, o equilíbrio, a flexibilidade, a correta respiração treinadas durante a prática."

Participação 7: Analucia dos Santos

Sinto-me como uma borboleta saindo do casulo e sentindo o valor das asas nos voos da vida.

Participação 8: Elizamar Liberali

Eu não conhecia a yoga e comecei a praticar somente pelo alongamento, mas logo notei que não adianta alongar se a mente não estiver limpa e o coração tranquilo.
Yoga envolve corpo, mente, respiração e bem estar fisíco, que adquirimos com a vivencia e os ensinamentos milenares da pratica. A partir do momento que realizamos as posturas com a mente no presente do \"aqui e agora nada a fazer, nenhum lugar para ir\" percebemos com nosso corpo interage com o ambiente, e alcançamos objetivos como bem estar fisíco e mental. Hoje já não me vejo mais sem praticar yoga, encontrei o alongamento que precisava, e na respiração estou aprendendo todos os dias a controlar a ansiedade.


Participação 9: Eliane Battiston

Com a mente mais tranquila estou aprendendo a viver melhor, com mais liberdade e equilibrio.
Aprecie o presente e tenha um futuro melhor.


Participação 10: Sandra School

Yoga é autoconhecimento...é ver limites e potencialidades...é errar sem culpa, pela possibilidade do acerto...é aceitar-se e aceitar os outros...é eternamente aprende, apreender, transformar, é tentar estar cada vez mais consciente de permanecer no momento presente...yoga não pode ser mensurada, explicada em palavras porque ela precisa ser vivenciada, sentida!!!

Participação 11: Euclides Badin 

Sinto que estou evoluindo na concentração, na flexibilidade, no equilíbrio, adquirindo resistência e força. Aprendendo a controlar melhor a respiração. Enfim, são muitos os benefícios que a prática esta me proporcionando o desafio agora é levar os ensinamentos para o dia a dia e aprender a controlar melhor a mente.



  

 


 

2 comentários:

  1. Analúcia dos Santos26 de maio de 2010 às 07:08

    Sinto-me como uma borboleta saindo do casulo e sentindo o valor das asas nos voos da vida.

    ResponderExcluir
  2. yoga é autoconhecimento...é ver limites e potencialidades...é errar sem culpa, pela possibilidade do acerto...é aceitar-se e aceitar os outros...é eternamente aprende, apreender, transformar, é tentar estar cada vez mais consciente de permanecer no momento presente...yoga não pode ser mensurada, explicada em palavras porque ela precisa ser vivenciada, sentida!!!

    ResponderExcluir