sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PRANA - Energia Vital


Já conversamos nos artigos anteriores um pouco sobre a respiração. Agora podemos entrar nesse mundo magnífico chamado prana e pranayamas.


Iyengar (mestre do nosso século) cita em seu livro A Árvore do Yoga:


“Como as folhas que arejam a árvore e fornecem nutrientes para que seu crescimento seja saudável, também o pranayama alimenta e areja as células, os nervos, os órgãos, a inteligência e a consciência do sistema humano. Quando estamos realizando um àsana-(postura física), só podemos entender plenamente o corpo se sincronizarmos a respiração com o movimento. Prana é energia. Ayama é criação, distribuição e manutenção. Pranayamas é a ciência da respiração, que leva à criação, distribuição e manutenção da energia vital.”                              BKS Iyengar.


Abaixo segue algumas considerações importantes para começar a entender o que significa PRANA.
1. Prana é a força vital que anima toda a criação. Este conceito existe em todas as culturas ao longo do tempo. Prana (India), Ki (Japoneses),Chi (China).

2. A canalização e expansão de Prana são objetivos fundamentais em todas as práticas de Hatha yoga.

3. O controle e a expansão de prana estão conectados com a saúde física. Os textos de Hatha Yoga dizem: “O yogue que consegue controlar Prana consegue remover todo o tipo de doença”.

4. A integração do praticante de Yoga com prana também é em si mesmo a experiência de bem-aventurança.

5. Prana é sem forma, ilimitado é para além do conceito de tempo; portanto ao integrar-se com prana experimentamos esses atributos.

6. O fluxo de prana dentro do corpo está relacionado com todos os sistemas fisiológicos

7. O fluxo de prana é vasto como o universo, é ilimitado. No corpo humano fala-se em 72.000 nadis, alguns dizem 300.000.

8. Os bloqueios de prana estão relacionados com nossos desejos e aversões (Raga e Dvesha). Apego a coisas, emoções, problemas espirituais. Quando se manifesta uma doença no corpo físico, é apenas uma manifestação de um bloqueio de prana, a doença começa num nível mais sutil que o corpo físico.

9. Cada vez que ativamos Raga e Dvesha (apego e aversão) em nós, o corpo entra em dominância do Sistema Nervoso Simpático acionando o sistema de luta/fuga.

10. Prana é a força regenerativa. Ele é acumulado quando o corpo está em descanso. O que mais restringe o fluxo de prana são os efeitos do estresse (luta/fuga). A resposta luta/fuga serve para nossa sobrevivência, o sangue é retirado dos sistemas reprodutivo, digestivo, imunológico, por exemplo, pois neste momento eles não têm importância e são canalizados para os músculos e cérebro, (pois precisamos racionalizar e agir). O prana também é para nossa sobrevivência, sem ele nós morremos.

11. O nível de prana e a capacidade de integrar são variáveis e, nossa capacidade é maior do que estamos acostumados a fazer.

12. Pramanayakosha é um dos 5 koshas - corpos, dimensões da pessoa. É o corpo da Força Vital, Energia Vital. Pramamayakosha é constituído de Nadis: canais de energia sutil do corpo.

13. >Os três principais Nadis: Ida, Sushumna, Pingala


Pranavayus: Fluxos energéticos de prana

> 5 principais: Prana, Apana, Vyana, Uddana, Samana

> Secundários: Upapranas


Fonte:

Rose, André de. Pranayama, Muito além da Respiração. Editora Rigel,2007.
B.K.S,Iyengar, A Luz do Yoga.Editora Cultrix
Le Page, Joseph e Lilian. Apostilas do curso Prana,Pranayama e Mudras. Yoga Integrativa – Institut Yoga Theraphi – Montanha Encantada – Garopaba - SC












Nenhum comentário:

Postar um comentário