domingo, 13 de junho de 2010

DE VOLTA PARA CASA


Nos distanciamos de DEUS, como o filho que pediu a sua parte na herança e saiu pelo mundo a fora, vivendo os prazeres e as dores (samsara), até o momento em que o vazio de seu coração foi tanto e a "saudade de casa" tomou proporções insuportáveis que o impeliram a tomar a decisão de voltar . (Parábola do Filho Pródigo)

Nos afastamos de DEUS, da UNIDADE, do SUPREMO e nos encontramos no mundo da ilusão. Essa distância da Fonte é motivo para fortalecer a raiz da nossa ignorância (Avidya) e conseqüentemente, motivo de sofrimento.

Distanciamo-nos tanto que já nem sabemos quem somos. Nos identificamos com o nosso "eu", pois precisamos de um nome, de uma profissão, de um endereço e de um sobrenome. Isso nos dá a falsa segurança de saber quem somos.

Vivendo na situação de avidya, que pode ser traduzido por ignorância ou falta de conhecimento, nos basta "ter". Porém, chega o momento que a "saudade de casa" fala mais alto, como no caso do filho pródigo. Buscamos e encontramos. Batemos e a porta se abre. Já não faz mais sentido viver na ilusão do ter. Já não faz mais sentido cultivar o "eu" idealizado que nos dá sustentação na ilusão e nos prende na roda da ilusão. Chega o momento que a compreensão se manifesta e entendemos que não podemos preencher o VAZIO com "coisas", bens e pessoas (apego). Em muitos momentos da vida, nos "empanturramos" de coisas que podem até, momentaneamente, nos dar satisfação e prazer, mas logo o vazio se sobrepõe e percebemos que tudo continua igual: "Saudade de casa". Como bem diz o professor Hermógenes: "Quem, apegado ao que convém, repelindo o que desagrada, temendo o que parece ameaçar, pode esperar desvelar a Verdade do SER?

Ao nos distanciarmos de DEUS, escolhemos o nosso caminho, e cada vida é uma oportunidade de "voltarmos para casa." Escolhemos o que devemos passar, pois pelas experiências, desvelamos a VERDADE de quem somos e como podemos retornar ao lar para que a religação de jiva com atman, do eu com o SER seja a nossa PAZ.

Porém, como podemos voltar à casa apegado ao que convém, ou repelindo o que tememos? Em muitas ocasiões mentimos para nós mesmos, negligenciando o segundo Yama do Astanga Yoga (Oito Passos de Patãnjali), chamado de Satya (VERDADE). Mentimos, enganamo-nos e, quando alguém fala a verdade que não nos convém, nos irritamos, brigamos e muitas vezes odiamos e tomamos o caminho errado, pois não temos discernimento (viveka) e nos distanciamos mais ainda da FONTE, e assim vamos fortalecendo avidya (ignorância).

Escolhemos as situações que precisamos passar. Situações que nos desagradam ou que às vezes sentimos nos ameaçar, porém são como ponte para passar aquele abismo que nos separa de casa.

Quando podemos olhar para as experiêcias e aprender com elas estamos nos aproximando de casa. Cada experiência fácil, ou difícil, boa ou ruim aos nossos olhos, sãos escolhas nossas. Estarmos abertos a cada situação é uma possibilidade de avidya se transformar em vidya e, com viveka (discernimento) saber o rumo a ser tomado. Nesse contexto, o yoga é um caminho que nos permite voltar para casa. Sair do mundo da ilusão para o mundo REAL, onde jiva se une a atman e vê-se a mente unida ao coração. Já não existe o vazio e a plenitude do Ser se manifesta em nossas vidas.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (6/6)

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (5/6)

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (4/6)

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (3/6)

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (2/6)

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (1/6)

Direção: Marcelo Buainain
Co-produção: Marcelo Buainain, Ginga Filmes
TV Universitária do Rio Grande do Norte
Fundação Padre Anchieta - TV Cultura

O documentário de 50 minutos tenta sintetizar os 84 anos de experiência do mestre yogui José Hermógenes de Andrade Filho, potiguar há décadas radicado no Rio de Janeiro, pioneiro da medicina holística e introdutor do Yoga no Brasil.
Cientista, filósofo e escritor com mais de 30 livros já lançados ao longo de 50 anos de estudos e ensinamentos, o professor Hermógenes ficou conhecido por ser criador de técnicas que visam administrar o estresse e treinar o corpo, a mente e o espírito para a superação das mazelas que atormentam a sociedade moderna como o caos urbano, as doenças, a alienação, a prisão material e o medo da morte.
O documentário tem quatro momentos: um biográfico, outro científico, poético e outro com depoimentos de pessoas como Leonardo Boff, o líder espírita Divaldo Pereira Franco, a cantora Elba Ramalho, o escritor Pierre Weill, o padre Zezinho e o músico Alberto Marsicano. Também há uma breve reconstituição sobre sua infância, narrada por Carlos Vereza, e poemas declamados pelo ator e discípulo Jackson Antunes.
"Minha preocupação não é biográfica, o que quero é apresentar a grandiosidade da obra dele. Sua obra poética está impregnada de elementos nordestinos e isso vai contextualizar e costurar toda sua relação com Natal e com o RN, disse Buanain, fotógrafo profissional com experiência, inclusive, no exterior.
O diretor baseou sua pesquisa em conceitos holísticos e em temas como yogaterapia, egoesclerose (doença do ego), humildação (exercício da humildade), esteticoterapia (terapia através do belo), risoterapia, Hatha Yoga (postura física), meditação e relaxamento.
http://tribunadonorte.com.br/noticia....

sábado, 5 de junho de 2010

5 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Um dia para pensar e  refletir o que você pode fazer todos os dias por sua, por nossa casa. O "simples" fato de jogar um papel no chão, tomar um cafezinho no copo plástico e jogá-lo no lixo, ir as compras sem a sua sacola reutilizável, afeta o meio ambiente. Avalie o que você tem feito e o que você pode mudar nos teus atos para contribuir com o meio ambiente. Informe-se, questione, busque conhecimento sobre como você pode contribuir.

Atitudes simples, no dia a dia contribuem muito para a saúde do planeta. Abaixo segue algumas dicas simples e práticas que você pode começar a seguir.


  • Você que toma água ou café,  no trabalho, escola, curso, guarde seu copo descartável para usá-lo durante todo o dia. No final, você terá economizado e deixado de poluir. Mas  você pode ainda mais. Leve um copo ou xícara de louça para usar e tornar a usar.
  • Use as folhas de papel  frente e verso. Guarde papéis que já não tem valor como documento para servir de rascunho.
  • Ao imprimir, usando a forma "rascunho" o toner da impressora dura mais tempo. Você contribui para a empresa e meio ambiente.
  • Nas compras, dispense a sacola plástica. Leve sempre com você a sacola reutilizável.
  • No supermercado, seja consciente.Os produtos que  você compra  podem  causar impacto  de  no meio ambiente. Escolha sempre produtos que menos agridam a natureza.
  • Evite, sempre que puder, o carro. Ande a pé, de bicicleta. Além de fazer bem para a saúde você ajuda a diminuir o impacto ambiental que a poluição dos carros causam, além  de diminuir o congestionamento.
  • Ao colocar o celular para carregar, retire-o da tomada assim que a carga estiver completa. Muitas pessoas esquecem ou deixam a noite inteira o celular carregando.
  • Aja sempre em favor do meio ambiente apartir do teu meio, sua casa, seu trabalho, as áreas de lazer que frequenta, as ruas que transita. Nunca esqueça que você está fazendo o bem para você mesmo, pois o planeta é a sua casa.
  • Plante árvores.
  • Recicle
  • Economize água.
  • Tenha uma atitude otimista diante da terra. Cuide, acredite, ame. Faça a sua parte.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

YOGA - ALEGRIA E SOFRIMENTO



A natureza do ser humano é felicidade.  Mas porque desde que temos conhecimento da história da
humanidade vemos o homem buscando a felicidade? Olhemos para nós mesmos. Tudo o que fizemos,
correto ou não, tem o objetivo de nos fazer mais feliz.  Segundo a filosofia do yoga os Kleshas, são os
motivos do nosso sofrimento. Os Kleshas são cinco: Avidya (ignorância), Raga (desejo), Dvesha (aversão),
Asmita (ego), Abhinevesha (medo da morte). Destes cinco, dois em especial daremos atenção hoje: Raga e
Dvesha, desejo e aversão respectivamente. Se pararmos agora para avaliar, vamos compreender, sem
rodeios, que grande parte de nosso sofrimento advêm daquilo que desejamos. Desejo de riqueza, sucesso,
corpo perfeito, companheiro (a) que nos ame, nos respeite, sucesso profissional, etc.  Podemos não ter, ou
ter essas coisas em  medidas diferentes, mas sofremos porque  achamos que não temos como merecemos
ou como queremos.
Aversão é tudo aquilo que não gosto, não quero, não suporto. Isso gera tanto sofrimentona humanidade a ponto de muitas pessoas estagnarem em seu processo evolutivo por não aceitarem a
situação da sua vida naquele momento, esquecendo da impermanência das coisas.
 Como o Yoga pode ajudar na  diminuição ou eliminação do sofrimento em nossas vidas?
Sem dúvida nenhuma, o yoga abre a mente do praticante. As transformações a nível de consciência são
profundas naquele que pratica yoga na sua essência. A prática do yoga nos faz voltar a atenção para nosso
interior. Faz com que os condicionamentos à respeito de nós mesmo, dos outros, da vida, do mundo, sejam
aos poucos trabalhados e isso traz uma nova perspectiva de vida.  Entendemos  e aceitamos o que somos, 
 aceitamos a nossa existência, a nossa missão. Entendemos a impermanência de tudo e vamos dando
passos à frente nessa jornada, à medida que abrimos nosso coração para o novo,que na verdade não é novo, pois ali sempre existiu, esperando uma oportunidade para se manifestar.
O querer desmedido ou inconsciente nos faz entrar num círculo vicioso sem fim.  "Hoje eu tenho isso, amanhã eu quero aquilo.
-Sou vou descansar e ser feliz quando estiver dentro de minha casa no melhor bairro da cidade.
-Só vou ser feliz quando tiver o carro do ano. Só vou ser feliz quando trocar meu celular pelo último
modelo.
-Só vou ser feliz quando conquistar o fulano(a)."
O homem nunca está feliz, sempre está correndo atrás de suas metas.  Isso não quer dizer que o homem não deva ter metas, conforto.Porém, não deve fazer disso a sustentação da sua felicidade. "Se temos somos felizes, se não temos somos infelizes".
O Yoga nos ensina a  reconhecer  e sentir que a felicidade já está dentro de nós e que nada do que é
externo pode nos tirar a alegria de ser quem somos, de viver na equanimidade.
Que cada ser possa viver com mais alegria e equanimidade reconhecendo o ser feliz que ele É.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

GANHADOR DA PROMOÇÂO 3 ANOS DE YOGA INTEGRATIVA


Ontem dia primeiro de junho, durante a aula das 18h30m  fizemos o sorteio entre os participantes da Promoção ESCREVENDO SOBRE YOGA NOS 3 ANOS DE YOGA INTEGRATIVA  em  Chapecó.

A ganhadora foi:  CLAUDIA BADIN RAMALHO


Agradecemos a todos que participaram e a todos que prestigiaram entrando no blog e lendo as mensagens de cada um.

O ESPAÇO SHIVA AGRADECE
NAMASTE