quarta-feira, 21 de abril de 2010

Satya - 2ºYama

YOGA e SATYA (a verdade)


Patãnjali, que codificou o Yoga através dos 8 passos ou oito “angas” incluiu nos Yamas (Código Moral do Yoga) Satya que significa “verdade”. Dentro da amplidão da filosofia do Yoga, Satya é a verdade suprema. Qual é a nossa verdade? Ao praticar Yoga aprendemos a não mentir para nós mesmos, em 1º lugar. Fazemos a pergunta: Quem sou Eu? O que busco? Por que pratico Yoga? Por que sou assim? Estamos tão acostumados com a mentira que falar a verdade parece que soa estranhamente em nosso meio. Estamos cercados de mentiras seja na política, nos relacionamentos e até na própria religiosidade. Nossos condicionamentos nos limitam em vários aspectos e entre esses, é acreditar que somos só esse corpo físico e uma vez terminando essa vida, tudo se acaba. Essa é uma das grandes mentiras em que uma grande parte das pessoas acreditam. George Feurstein em seu livro Visão profunda do Yoga cita: “Essa mentira é a crença disseminada pelo materialismo científico, de que a vida é unidimensional e de que tudo o que se diz acerca da realidade Superior é mera fantasia ou pensamento positivo. Dessa mentira central nasce toda uma atitude perante a vida que nos veda na participação nas dimensões superiores da existência e, assim nos impede de realizar todo o nosso potencial e a nossa dignidade humana. Enquanto pensarmos e levarmos os outros a pensar que somos meros corpos de carne destinados a desaparecer no esquecimento no momento da morte, estaremos vivendo uma mentira que nos diminui.” O yoga abre as possiblidades de viver a multidimensionalidade.

Viver a verdade faz parte da jornada do praticante de Yoga. Não é tarefa fácil, pois viver a verdade de quem somos implica em viver as pequenas verdades do dia a dia diante do caos de mentira que circunda a maioria das pessoas. Podemos, muitas vezes, nos flagrarmos contando mentiras em busca de vantagem pessoal, para ocultar nossos erros ou evitar de nos envergonharmos pelas nossas atitudes. Mas enquanto não vivermos a verdade maior dentro de nós, a verdade de quem somos, nossa visão fica limitada perante o mundo e perante as pessoas e nossos condicionamentos de uma forma ou outra terão forte impacto na nossa vida, seja no falar, no agir e no pensar.

Comecemos a viver a verdade dentro de nosso ser, reconhecendo nossa essência, nossa interdependência, embora seres individuais e a verdade fará parte de nossas vidas.

Namaste.
Rosana Reginatto
Professora de Yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário