"Mudra, uma palavra com muitos significados, é caracterizada como gesto, posicionamento místico das mãos, como selo ou também como símbolo. Estas posturas simbólicas dos dedos ou do corpo podem representar plasticamente determinados estados ou processos da consciências. Mas as posturas determinadas podem também, ao contrário, levar aos estados de consciência que simbolizam."
(Ingrid Ramm-Bonwitt, Mudras)
Mudras em sânscrito significa gesto ou selo. Os gestos entram em sintonia com determinados estados de consciência (atuam por ressonância e associação neurológica). Segundo o livro de Pedro Kupfer , Mudras Gestos de Poder, os gestos possuem tres características básicas: ação reflexológica, simbólica e magnética. Ainda no livro de Kupfer ele menciona que alguns gestos feitos na prática desencadeiam processos conscientes e mudanças fisiológicas que acontecem em função da alteração da consciência. Através dos mudras podemos entrar em sintonia com diferentes frequências do Universo. Podemos trabalhar aspectos densos (físicos) e sutis através das diferentes posições.Mudras tambem podem ser feitos com o corpo. Abaixo segue os três mudras usados na aula em que trabalhamos o segundo centro de energia (Swadhistana chakra).
Gupta Mudra - Gupta= Secreto, bem protegido ou escondido
Entrelace os dedos para dentro e una a base das mãos. O Polegar direito fica encima do esquerdo.
Significado: " O gesto representa algo que está escondido, protegido ou cuidadosamente preservado."
Shanka Mudra- Shanka= ConchaColoque o polegar esquerdo no centro da palma da mão direita e abrace-o. Os dedos da mãos esquerda abraçam a mão direita tocando o polegar da mão direita dando a forma de uma concha.
Significado: "Símbolo associado a água e ao mantra OM. Simboliza também um tesouro."
Yoni Mudra - Yoni=Matriz/Símbolo da energia criadora feminina.
Entrelece os dedos por dentro. Una as pontas dos indicadores que apontam para baixo. Una as pontas dos polegares que apontam para cima. Posicione as mãos em torno de 4 dedos abaixo do umbigo.
Mudras no dia-a-dia.
ResponderExcluirRosana, sempre penso em trazer as posturas e gestos pra fora das aulas... Divagando... pergunto:
Se a energia segue a forma (ou vice-versa), poderia dizer que a utilização do mudra ajuda em situações cotodianas como em exemplos que cito:
- Gupta Mudra: ao andar numa rua deserta, perigosa... posicionar as mãos com a intenção de criar um escudo de proteção, de se tornar invisível, se esconder...? ou
- Shanka Mudra: ao precisar encontrar um resposta interna, recolher-se por alguns instantes, olhar para si...? ou ainda
- Yoni Mudra: desejando fertilidade, seja no sentido de ter um filho que por dificuldades organicas/psicológicas não consiga... ou mesmo no sentido de um projeto, uma ideia profissional/pessoal...?
Enfim, faz sentido? É assim mesmo? Ou viajei demais? hehehe
Oi Juli.
ResponderExcluirCom certeza os asanas,mudras e outras ferramentas que o yoga proporciona para nossa jornada,podem e devem ser usados no dia a dia, ou seja fora da aula, pois a própria prática dentro da sala é apenas uma experiência "em laboratório", aprendizado esse, que você leva para a vida. Existem asanas específicos que trabalham determinados chakras e consequentemente determinadas áreas de nossa vida, assim como os gestos desencadeiam um fluxo de energia e podemos identificar isso no corpo físico equilibrando e harmonizando aspectos de nossas vidas. Ao fazer um mudra você deve estar num estado de receptividade e atenção, sem mudar intencionalmente a respiração e sem criar nenhuma expectativa, você pode então observar o fluxo da energia se dirigindo para áreas específicas conforme a posição das mãos. Os tres mudras das fotos trabalham no Swadhistana chakra (chakra umbilical) e portanto, harmonizam áreas de nossas vidas relacionadas com esse centro de energia. É um campo de pesquisa e experiência muito vasto e lindo.
Grata pela participação.
Gostaria de saber porque esse gesto com as mãos? Feito no Brasil se é normal? (Yoni mudra)?***
ResponderExcluir