Atualmente ouvimos falar muito no Yoga. Reportagens na TV, revistas, artigos que tratam sobre este tema e celebridades praticando Yoga. Mas o que é realmente o Yoga? De onde veio e em que época surgiu o Yoga?
No mundo ocidental é comum a prática de Yoga como método de condicionamento físico, realização de posturas (exercícios físicos) difíceis, chegando às vezes ao contorcionismo. Mas a essência do Yoga vai muito além de técnicas físicas.
Definir Yoga não é uma tarefa fácil, porém, partiremos da sua tradução. A palavra yoga vem da raiz sânscrita “yuj” que significa jungir. Literalmente podemos dizer que Yoga significa UNIR. Unir todos os fragmentos de nosso Ser.
É comum as pessoas associarem Yoga com a religião, mas esse conceito não é verdadeiro. O Yoga é uma prática que desperta a espiritualidade sem, contudo, estar ligada a qualquer credo religioso. É uma técnica de autoconhecimento que leva a olharmos para nós mesmos, descobrindo potencialidades latentes e a nossa mais profunda verdade, ou seja, nossa verdadeira essência, quem somos realmente, o que significa estar aqui, neste momento. O objetivo primordial do Yoga é proporcionar ao praticante uma profunda transformação através do autoconhecimento e da autotranscendência.
A origem do Yoga, segundo historiadores e estudiosos da filosofia hindu, é de um passado remoto, na era do xamanismo arcaico. Com o passar dos anos foi desenvolvendo-se na península Indiana no decorrer de cinco mil anos. Existem diferentes linhas de Yoga, entre elas estão Raja Yoga, Mantra Yoga, Hatha Yoga. Modalidades diferentes, mas todas com o mesmo propósito e intenção: trazer compreensão a todo ser humano, que ele é muito mais que corpo físico e que através das práticas, com as várias ferramentas do Yoga, podemos descobrir o que significa esse “mais”. A nossa verdadeira identidade, a nossa verdadeira essência.
A prática do Yoga proporciona mudanças profundas, que tornam a vida do praticante mais harmonizada, equilibrada, com menos sofrimento, com mais saúde e disposição, pois o Yoga ensina a cuidarmos de nosso corpo como um “templo sagrado”, unindo dentro desse contexto nossos pensamentos, emoções, nossa mente superior e nosso espírito. Ao praticar Yoga, além da saúde física, proporcionamos que as respostas de nossa indagação a respeito da existência humana despertem em nós: Quem sou eu? Por que estou aqui? De onde vim? Para onde vou? Que devo fazer? Por que o sofrimento? As respostas para essas perguntas nos trazem equilíbrio e entendimento para que possamos viver de forma plena, em harmonia com nós mesmos, com os outros seres, com o planeta, com o Universo.
Sem dúvida, os benefícios do Yoga são inúmeros.
Boa semana a todos.
Namaste.
Rosana Reginatto (professora de Yoga)
Nenhum comentário:
Postar um comentário