segunda-feira, 1 de junho de 2015

INTRODUÇÃO AO YOGA INTEGRATIVO NA MONTANHA ENCANTADA 13 A 19 DE SETEMBRO DE 2015 COM ROSANA REGINATTO E LIS DE CASTRO

INTRODUÇÃO AO YOGA INTEGRATIVA NA MONTANHA ENCANTADA

http://www.yogaencantada.org/blog/calendario/introducao-yoga-integrativa/ COM ROSANA REGINATTO E LIS DE CASTRO Yoga Integrativa é uma das escolas de Yoga mais conhecidas no Brasil e no mundo. Sua principal missão é promover o bem-estar da pessoa em todas as facetas que compõem a sua vida, criando o alicerce que gradualmente restabelece o realinhamento da pessoa consigo mesma e com o mundo de relações que a cerca. Yoga Integrativa é o foco principal das práticas oferecidas no Centro Montanha Encantada, em Garopaba/SC. Neste programa, será compartilhado com os alunos, de forma prática e vivencial, os aspectos singulares que fazem dessa abordagem do Yoga um convite à transformação da visão que se tem de si mesmo e do mundo. Os conceitos fundamentais do Yoga são apresentados de forma leve e participativa. Através da utilização de diferentes ferramentas do Yoga, de exercícios e vivências na natureza, os alunos têm a oportunidade de experimentar a eficácia, profundidade e veracidade dos ensinamentos milenares, tão atuais e relevantes na vida moderna. Posturas de Yoga, técnicas respiratórias, relaxamentos e meditações se transformam em veículos de integração e revelação do ser mais profundo que existe em cada um de nós. Através dessa metodologia experiencial de ensino do Yoga, os alunos integram, de forma natural, o conteúdo filosófico às suas vidas cotidianas, expandindo as fronteiras da visão do Yoga para além da sala de prática, possibilitando a dissolução de padrões limitantes e restritivos ao nível de corpo, mente e espírito. ENFOQUE DO PROGRAMA Explorando as cinco dimensões que compõem o Ser: níveis físico, energético, mental-emocional, discriminativo e espiritual (Os 5 Koshas) Conhecendo os 8 principais veículos da jornada de autoconhecimento – Os 7 Ramos da Árvore do Yoga (os 8 Angas de Patañjali – Ashtanga Yoga) Cultivando as qualidades dos 5 Grandes Elementos: terra, água, fogo, ar e espaço (5 Mahabhuta) Viagem de integração dos 7 principais Centros de Energia – desabrochando o potencial interno na expansão dos níveis de consciência (7 Chakras) A QUEM SE DESTINA A todos os interessados em conhecer melhor e experimentar as práticas integrativas do Yoga, quer sejam praticantes de outras abordagens ou iniciantes. FERRAMENTAS DO YOGA Consciência respiratória / técnicas de desbloqueio de padrões respiratórios / técnicas de respirações yóguicas (pranayama); Seqüências preparativas para a prática das posturas de Yoga: movimentos Somáticos Integrativos e aquecimentos conscientes; Posturas de Yoga (asana): prática das posturas de Yoga em sequência, em permanência / Yoga em Dupla, Yoga Restaurativa, Yoga com acessórios (blocos, almofadas, faixas, parede); Yoga Nidra (relaxamento profundo e consciente), conhecido como o Sono Yóguico; Prática de Mudras (gestos com as mãos): para cultivar qualidades especiais, tais como auto-estima, segurança, confiança, determinação, fluidez, clareza mental, discernimento, dentre outras; Meditação guiada: abrindo o tema de cada dia; Canto de bhajans, canções devocionais e mantras. O PROGRAMA INCLUI 6 noites de hospedagem 3 refeições diárias – alimentação vegetariana Curso teórico-prático de 10 horas diárias Caminhadas e vivências na natureza MINISTRANTES ROSANA REGINATTO Formada em farmácia pela Universidade Federal de Santa MAria, exerceu por 20 anos a profissÃO de bioquímica e farmacêutica. NA busca de uma vida equilibrada e na senda da jornada espiritual, encontrou o Yoga na Montanha Encantada, onde fez diversas formacões e atuou como professora assistente em diversos cursos como Formacão de professores de Yoga Integrativa Modulo I e II, Yoga Para Criancas, Chakraterapia, Asana Multidimensional, Yogaqterapia Módulo I, Expandindo os Horizontes como professor de Yoga, entre outros. Atuou como ministrante no Curso de Pranayamas, Mudras e Bandhas em 2013. Ministrande do curso A arte das Mandalas. Integrante da Associacão Meditar, cuja sede fica em São Francisco de Paula e dirigida pelo Dr. Enio Burgos, entidade que visa difundir a meditacão e a pratica da Mente atenta. Fundou o Espaço Shiva Yoga na cidade de Chapecó, onde atua desde 2007. Ministra palestras e wokshop em diversas instituições como UNIMED, UNOCHAPECO, HEMOSC Chapeco, SENAI e SESI entre outras. LIS DE CASTRO Iniciou sua vivência em yoga e meditação há 15 anos com os ensinamentos de Paramahansa Yogananda. Professora de Yoga desde 2005, formada em Hatha Yoga Integral (Swami Satchidananda),Yogaterapia Integrativa (Montanha Encantada), Ayurveda (Triguna,BH). Como aluna, mergulha nos universos do Advaita Vedanta através dos ensinamentos de Glória Arieira, Mooji e práticas pessoais de Kum Nye, sob orientação do Instituto Nyingma de SP. Terapeuta com formação em Experiência Somática,SE – Somatic Experiencing®, abordagem terapêutica que reforça o retorno da autorregulação natural e a consequente imunidade a experiências traumáticas. Baseia-se numa tradição de educação corporal que utiliza a sensopercepção (consciencialização das sensações corporais) para trabalhar com o corpo e a mente de forma integrada. PROGRAMAÇÃO PREVISTA PRIMEIRO DIA 17:00 – 19:00 – Check in 19:00 – 20:00 – Jantar 20:30 – 21:30 – Palestra de Abertura PROGRAMACÃO DIÁRIA 07:00 – 07:30 – Meditação 07:30 – 08:30 – Prática de Yoga 08:30 – 09:30 – Café da Manhã 09:30 – 11:00 – Aula 11:00 – 11:15 – Intervalo 11:15 – 13:00 – Aula 13:00 – 14:00 – Almoço 14:00 – 15:00 – Tempo livre 15:00 – 15:30 – Yoga Nidra 15:45 – 17:45 – Aula 17:45 – 18:00 – Intervalo 18:00 – 19:00 – Aula 19:00 – 20:00 – Jantar 20:30 – 21:30 – Atividades noturnas: meditação, música/canto de mantras, filmes e oficinas diversas ÚLTIMO DIA 07:00 – 07:30 – Meditação 07:30 – 08:30 – Prática de Yoga 08:30 – 09:30 – Café da Manhã 09:30 – 10:00 – Check Out INVESTIMENTO (ACOMODAÇÃO POR PESSOA): Quarto Triplo: R$ 1.865.00 Quarto Duplo: R$ 2.175.00 Quarto Individual: R$ 2.485.00 Consulte com o nosso atendimento a melhor forma de pagamento. A Montanha Encantada oferece pagamento com depósito em conta bancária ou cartão de crédito.

domingo, 31 de maio de 2015

GLÂNDULA PINEAL

11 MANEIRAS DE DESCALCIFICAR A GLÂNDULA PINEAL: Esta lista “como fazer” vai lhe dar um ponto de referência para os exercícios e maneiras que ajudem na descalcificação da glândula pineal, ela também é conhecida como o terceiro olho, é uma pequena glândula endócrina na parte central geométrica do seu cérebro, é a casa do chacra ajna (na testa) e sua energia é de fenômenos psíquicos e espirituais. A glândula pineal produz uma série de produtos químicos e hormônios que causam felicidade, serenidade, euforia, sossego, comportamento civilizado, emoções equilibradas e fenômenos psíquicos, só para citar alguns, estes são estados naturais de ser, no entanto devido à falta de nutrição adequada, questões ambientais, pensamentos do lado esquerdo do cérebro e vários produtos químicos a maioria das pessoas têm sua glândula pineal calcificada. O Criador deu aos seres humanos a chance de reverter ou diminuir TODAS as “enfermidades” e disfunções, existem vários suplementos, alimentos, bebidas, exercícios e outras práticas que se pode implementar em seu estilo de vida para reverter a calcificação da glândula pineal, conforme você começa a trabalhar conscientemente com a energia do chacra do terceiro olho você começará a ver a realidade como ela é ao contrário do que você foi programado para acreditar. A lista a seguir não está em nenhuma ordem particular, veja o que ressoa ou sente ser bom para você e comece por aí, lembre-se, praticar a paciência e ser consistente é a chave para qualquer trabalho espiritual e metafísico. 1. Eliminar ou reduzir a ingestão de carnes especialmente as mais pesadas como carne bovina e suína que são muito ácidas, um pH ácido alto não é propício para uma alimentação saudável nem para a descalcificação da glândula pineal. 2. Beba água alcalina ou destilada, a água alcalina é carregada eletricamente e a água destilada remove as toxinas e metais pesados do corpo humano. 3. Evite o flúor, ele é tóxico para o organismo humano, use creme dental sem flúor, não tome água da torneira porque ela é fluoretada por isso beba água alcalina ou água destilada. 4. Pratique o Sungazing, apreciando a energia do Sol quando ele está laranja ou no nascente é tremendamente benéfico para a glândula pineal e a descalcificação, você pode fazer isso diariamente por 3-5 minutos não leva muito tempo, sua pineal é um cristal e reage notavelmente ao nosso sol. 5. Coma mais verduras e legumes, os alimentos mais alcalinos que entram em seu sistema alimentam também a glândula pineal e outras partes cruciais do seu ser, os alimentos que receberam luz solar são carregados eletricamente e descalcificam a glândula pineal ! 6. Evite o mercúrio ele é extremamente tóxico, a maioria das vacinas e obturações dentárias são à base de mercúrio, no entanto hoje em dia a maioria dos dentistas estão usando recheios sem base de mercúrio, se você tiver obturações de mercúrio em seus dentes, procure um dentista holístico para removê-las. 7. Mantenha pensamentos e ações positivas, isto pode parecer um pouco elementar ou não “profundo o suficiente”, mas há um grande poder no seu estado de espírito, pensamentos também podem ser tóxicos. 8. Consuma algas azul-esverdeada e outros “superalimentos” ricos em clorofila, isto é semelhante a comer mais legumes, mas acrescentando potência, outros superalimentos incluem clorela, spirulina, musgo do mar e suco de clorofila. 9. Use ervas como artemísia, madeira betony, alfafa, salsa e centella asiática que tem propriedades curativas maravilhosas, você pode fazer um chá ou moer e polvilhar sobre a salada, ou pode ser fumado como parte de um ritual. 10. Use as lâmpadas fluorescentes enroladas (econômicas), as lâmpadas incandescentes são baratas mas muito inconsistentes como espectro de luz, a glândula pineal é sensível à luz, também é importante dormir na escuridão completa, se possível. 11. Coloque um cristal no seu chacra frontal diariamente, meditar com um cristal é energeticamente benéfico para a descalcificação da glândula pineal, alguns dos favoritos são ametista, quartzo claro, sodalita e lápis-lazúli. Adendo Na 5ª Dimensão: Esta é uma lista incrível ! A única outra sugestão que eu faria é água ozonizada também, de acordo com a pesquisa do Dr. Masaru Emoto em água e consciência, você pode adicionar mantras e afirmações para qualquer água que você consome como uma forma de sobrecarrega-la ! Via: Radio Viva Zen

domingo, 10 de maio de 2015

MÃES!

De onde viemos ? Para onde vamos ? No dia que minha mãe faleceu, escrevi no meu diário. "Um sério infortúnio da minha vida chegou.” Sofri por mais de um ano depois de sua passagem. Mas uma noite, nas terras altas do Vietnã, estava dormindo na cabana de meu eremitério. Sonhei com minha mãe. Vi-me sentado com ela e estávamos tendo uma conversa maravilhosa. Ela parecia jovem e bonita, seu cabelo esvoaçante. Era muito prazeroso sentar lá e conversar com ela como se nunca tivesse morrido. Quando acordei eram duas da manhã e eu senti fortemente que nunca havia perdido minha mãe. A impressão que ela estava ainda em mim era muito clara. Entendi então que a idéia de tê-la perdido era apenas uma idéia. Era óbvio naquele momento que minha mãe estava viva em mim. Abri a porta e sai. Toda a colina estava banhada pela luz da lua. Era uma colina coberta com plantações de chá, e minha cabana estava localizada atrás do templo, no meio da colina. Andando devagar na luz da lua através da plantação, percebi que minha mãe estava ainda em mim. Ela era a luz da lua me acariciando assim como fazia frequentemente, muito carinhosa, muito doce…maravilhosa! Cada vez que meus pés tocavam a terra, sabia que minha mãe estava lá comigo. Sabia que este corpo não era só meu, mas uma continuação viva da minha mãe e do meu pai e dos meus avós. Todos os meus ancestrais. Estes pés que eu via como meus eram na verdade nossos pés. Juntos minha mãe e eu estávamos deixando pegadas no solo.úmido. Daquele momento em diante, a idéia que eu tinha perdido minha mãe nunca mais existiu. Tudo que eu tenho que fazer é olhar para a palma da minha mão, sentir a brisa no meu rosto ou a terra sob meus pés para me lembrar que minha mãe está sempre comigo, disponível a qualquer momento. Quando você perde um ente querido, você sofre. Mas se souber como olhar em profundidade, tem a chance de perceber que a natureza dele é a do não nascimento e não morte. Há manifestação e há a cessação da manifestação. Você tem que ser muito perspicaz e muito alerta para reconhecer as novas manifestações de uma pessoa. Mas com a prática e com esforço você pode fazer. Portanto, pegando na mão de alguém que conheça a prática, faça uma meditação caminhando com ela. Preste atenção em todas as folhas, as flores, os pássaros e gotas de orvalho. Se puder parar e olhar profundamente, será capaz de reconhecer seu amado se manifestando novamente e novamente em muitas formas. Você novamente abraçará a alegria da vida. Thich Nhat Hahn A minha amada mãe "in memoriam"

sábado, 9 de maio de 2015

Snatam Kaur Bendicion de tu madre

Oh minha criança, esta é a benção da sua mãe


Nunca se esqueça de Deus nem por um momento

Adorando para sempre o Senhor do Universo

Ao se lembrar de Deus, todos os erros são
purificados


E todos os nossos antepassados são redimidos e
salvados


Sempre cante o nome de Deus

Deus está em seu interior, Deus é infinito"

Que o Verdadeiro Mestre seja amável com você

Que você ame estar na companhia dos Santos

Que tua roupa seja a proteção de Deus

Que sua comida seja o canto de louvor a Deus

Bebe o néctar do nome de Deus e vive uma vida longa

Que a meditação em Deus te traga uma felicidade sem
fim


Que o amor seja seu e suas esperanças sejam
realizadas


Que a preocupação nunca te consuma

Que a sua mente seja como uma abelha

E que o Lotus dos pés de Deus seja como uma flor

Oh servo, una sua mente com a de Deus desta maneira

Como o Gavião que encontra a gota de chuva e
prospera"

sexta-feira, 8 de maio de 2015

MÃE UNIVERSAL - Um conto indiano

Um conto indiano em homenagem a todas as mães. Nunca existiram irmãos mais diferentes. Kartikeia, o filho menor de Shiva e Parvati, é muito bonito - e ele sabe disso! Alto, elegante e atlético, Kartikeia é o deus da Guerra e domina o uso de todas as armas. Como a maioria dos garotos, ele é vaidoso e se preocupa muito com a aparência e as habilidades. Muito apropriadamente, seu animal e símbolo é o pavão, a ave mais linda de todas e também o pássaro nacional da Índia. Kartikeia sempre gostou de jogos e concursos energéticos, onde ele podia competir com outros deuses, especialmente com seu irmão mais velho e, é claro, ganhar. Um dia, Kartikeia provocou seu irmão gordinho e o chamou para uma corrida! Ganesha já estava acostumado com os modos do irmão, então sorriu e continuou a ler o seu livro. - Veja, mãe - reclamou Kartikeia, - ele não faz nada a não ser descansar a tromba sobre um livro, o dia todo. Diga-lhe que nós, os deuses, temos de voar por aí e patrulhar este mundo de vez em quando. Eu voo o tempo todo no meu pavão. Vai ver que eu sou um deus melhor do que ele. -Vamos ver - foi a resposta de Parvati. E ela deu um pequeno teste aos filhos. Ela pediu aos dois que dessem uma volta ao redor do universo e aquele que chegasse primeiro, seria o vencedor e ganharia dela uma benção especial. Kartikeia deu pulos de felicidade - Vou montar já o meu pavão e voltarei sem demora! - ele se vangloriava, rindo-se ao imaginar Ganesha montado no camundongo. Ele ia levar milhões, ou bilhões, quem sabe, zilhões de anos para dar a volta pelo universo. - Você pode desistir agora mesmo, se preferir - disse Kartikeia ao irmão, - porque não existe a menor chance de que possa ganhar! Dando um alegre adeus, Kartikeia partiu no seu pássaro colorido. Ganesha se sentou e pensou calmamente por uns minutos. De mãos postas, ele abaixou a cabeça e orou à deusa Parvati. Então, montou no seu rato e, muito devagarzinho, cheio de dignidade, ele começou a dar uma volta ao redor da sua mãe. Kartikeia levou um dia e uma noite para dar uma volta inteira pelo universo. E voava tão rapidamente que mal viu os planetas, as estrelas e os satélites, passando por eles como um raio. Por fim, feliz e orgulhoso, Kartikeia se apresentou a mãe, certo de que era o vencedor. - Mas, Kartikeia, foi seu irmão que venceu! - foram as palavras de Parvati. A deusa sabia que seu filho menor precisava de uma lição para crescer. - Sua velocidade foi menor que a sabedoria dele, filho! Kartikeia mal podia acreditar no que ouvia. Teria ouvido bem? Mas ele sabia que sua mãe sempre falava a verdade. Então, ele se virou para Ganesha e perguntou, curioso: - Como foi que você conseguiu? Como pôde dar uma volta tão rápida pelo universo, com este rato? - Irmãozinho, nossa mãe, que nos deu à luz e nos cria e protege, também é a criadora de tudo e de todos no universo. O sol nasce no leste, as estrelas brilham à noite, os pássaros cantam, os rios correm, e tudo isso só porque nossa mãe o deseja. Quando você vê pessoas, animais, árvores, montanhas e até mesmo deuses, deve se lembrar da grande Mãe que tudo criou. Todos nós somos parte dela. Ela é o universo! Portanto, eu apenas dei uma volta ao redor dela. - explicou Ganesha. Kartikeia logo compreendeu o que o irmão tentava lhe dizer e teve vergonha do orgulho e da empáfia que sentira. E, Humildemente, ele pediu perdão a Ganesha e então cumprimentou reverentemente Parvati. - Mãe, a senhora também me perdoa? A senhora é tão adorável e eu tão jovem e tolo, que penso que é só minha e de mais ninguém. Esqueci-me de que a senhora é a Mãe universal! Parvati abriu os braços graciosos e abraçou ternamente os dois deuses, dizendo-lhes: - Meus filhos, os dois ganharam. O amor de uma mãe é dado incondicionalmente e não existe criança que não receba as bênçãos de sua mãe. Ambos têm as minhas bênçãos. E que vocês possam, em troca, ser uma benção para todos os que os chamarem pedindo ajuda. Fonte: Ganesh – O grande deus hindu, de Debjani Chatterjee, Editora Madras

Meditação da lua nova de maio - Lua de Buda - Festival de Wesak

FESTIVAL DE WESAK 2015

FESTIVAL DE WESAK Começam a entrar na Terra as fortes energias de Wesak/2015. Buda já está preparando-nos para mais uma Bênção de Iluminação. Neste período, é importante que você se mantenha equilibrado, buscando a Iluminação da sua Divindade interna. Estabeleça conexão com os Budas! O que é Wesak? É chamado de “O Festival de Buda“. Na Lua Cheia de Touro, também chamada a Lua de Buda, comemora-se a Iluminação de Buda e diversos grupos do mundo inteiro param suas atividades cotidianas para reunirem-se em meditação, a fim de reforçarem o desejo de ascensão espiritual. Nesta data, abre-se no Deserto de Gobi um imenso Portal Interdimensional e, segundo a tradição, Buda se materializa para expandir a Sua Luz para todo o planeta. Wesak 2015 Em 2015, o Festival de Wesak ocorrerá no dia 04 de Maio, quando entra a Lua Cheia, às 00h42min, horário de Brasília. Neste dia, você pode fazer uma meditação e pedir contato com a Luz do próprio Buda!

sábado, 14 de março de 2015

Nossa Reverência ao Mestre Hermógenes que deixou essa dimensão para adentrar na grandeza do infinito,

Professor Hermógenes 1921-2015

Professor Hermógenes (1921-2015) Se, ao final desta existência, alguma ansiedade me restar e conseguir me perturbar; se eu me debater aflito no conflito, na discórdia… Se ainda ocultar verdades para ocultar-me, para ofuscar-me com fantasias por mim criadas… Se restar abatimento e revolta pelo que não consegui possuir, fazer, dizer e mesmo ser…Se eu retiver um pouco mais do pouco que é necessário e persistir indiferente ao grande pranto do mundo… Se algum ressentimento, algum ferimento impedir-me do imenso alí­vio que é o irrestritamente perdoar, e, mais ainda, se ainda não souber sinceramente orar por quem me agrediu e injustiçou… Se continuar a mediocremente denunciar o cisco no olho do outro sem conseguir vencer a treva e a trave em meu próprio… Se seguir protestando reclamando, contestando, exigindo que o mundo mude sem qualquer esforço para mudar eu… Se, indigente da incondicional alegria interior, em queixas, ais, e lamúrias, persistir a buscar consolo, conforto, simpatia para a minha ainda imperiosa angústia… Se, ainda incapaz para a beatitude das almas santas, precisar dos prazeres medí­ocres que o mundo vende… Se insistir ainda que o mundo silencie para que possa embeber-me de silêncio, sem saber realizá-lo em mim… Se minha fortaleza e segurança São ainda construí­das com os materiais grosseiros e frágeis que o mundo empresta, e eu neles ainda acredito… apagar Se, imprudente e cegamente, continuar desejando adquirir, multiplicar, e reter valores, coisas, pessoas, posições, ideologias, na ânsia de ser feliz… Se, ainda presa do grande embuste, insistir e persistir iludido com a importância que me dou… Se, ao fim de meus dias, continuar sem escutar, sem entender, sem atender, sem realizar o Cristo, que, dentro de mim, Eu sou, terei me perdido na multidão abortada dos perdulários dos divinos talentos, os talentos que a Vida a todos confia, e serei um fraco a mais, um traidor da própria vida, da Vida que investe em mim, que de mim espera e que se vê frustrada diante de meu fim. Se tudo isto acontecer terei parasitado a vida e inutilmente ocupado o tempo e o espaço de Deus. Terei meramente sido vencido pelo fim, sem ter atingido a Meta.