quarta-feira, 29 de junho de 2011

domingo, 26 de junho de 2011

sábado, 25 de junho de 2011

Mensagem de Madre Tereza de Calcuta

Vida (MADRE TERESA DE CALCUTÁ)
A vida é uma oportunidade, aproveite-a... A vida é beleza, admire-a... A vida é felicidade, deguste-a... A vida é um sonho, torne-o realidade... A vida é um desafio, enfrente-o... A vida é um dever, cumpra-o... A vida é um jogo, jogue-o... A vida é preciosa, cuide dela... A vida é uma riqueza, conserve-a... A vida é amor, goze-o... A vida é um mistério, descubra-o... A vida é promessa, cumpra-a... A vida é tristeza, supere-a... A vida é um hino, cante-o... A vida é uma luta, aceite-a... A vida é aventura, arrisque-a... A vida é alegria, mereça-a...A vida é vida, defenda-a...

CHAKRAS

Receptores, transformadores, distribuidores das diferentes freqüências de prana. Escritos antigos falam de 88.000, a maior parte deles é pequena e tem papel secundário. Existem 40 chakras em que atribuímos um significado maior. Os mais importantes estão no baço, nuca, palma da mão, sola do pé. Os sete chakras principais se encontram ao longo do eixo da coluna. São decisivos para o funcionamento das regiões fundamentais e mais importantes do corpo, da mente e da alma. Os chakras estão localizados no corpo etérico, assemelham-se a cálices de flores afunilados com diferentes quantidades de pétalas (flor de lótus). As subdivisão das flores em pétalas é representada pelos nadis ou canais de energia. Varia de 4 (Muladhara) até quase 1000 (Sahasrara). Da depressão no meio de cada cálice parte um outro canal (que é como o talo da flor) até a coluna vertebral e entra no sushumna que sobe até o sahasrara.

Os chakras estão em constante movimento giratório (chakra=roda) . Quando os chakras giram para a Direita se chama movimento Yang e para a Esquerda, Yin. O mesmo chakra que no homem gira para direita na mulher gira para esquerda.

Yang: Aspecto Positivo: Vontade/Atividade

Aspecto Negativo: Agressividade/Violência.

Yin: Aspecto Positivo: Receptividade/Concordância

Aspecto Negativo: Fraqueza

A extensão (medida) é de 10 cm em média. Em cada centro encontram-se todas as cores (vibrações) mas somente uma predomina. Nas pessoas mais desenvolvidas os chakras tem uma área maior e a freqüência de suas vibrações aumentam, assim como a cor fica mais clara e mais brilhante. O tamanho e número de vibrações dos chakras determinam a quantidade e qualidade das energias por ele absorvidas das mais variadas fontes. São energias que se encontram nos cosmos, provenientes da estrelas, natureza, irradiação de todas as coisas e pessoas em nossa volta, também da fonte primária não manifestada de toda existência.

Duas formas mais importantes de energia são recebidas através do primeiro e sétimo chakra. Entre esses dois esta sushumna e nele, através dos talos, todos os outros chakras se ligam. No sushumna, sobe a kundalini (energia cósmica criadora, shakti). Na maioria das pessoas, a kundalini flui numa escala muito moderada através do sushumna. Com o desenvolvimento consciente, sobe num fluxo crescente, ativando os diversos chakras , expandindo e ativando a sua frequência. Com a subida da kundalini ela é transformada em outra vibração em cada chakra, correspondente a função de cada um. As vibrações assim transformadas, são conduzidas aos corpos etéricos/ físico e são percebidos em forma de emoções, pensamentos e sentidos físicos No homem, a esfera da ação da energia kundalini depende de quanto ele expandiu a sua consciência nos diversos âmbitos da vida e da existência e de bloqueios causados por esgotamento ou experiências mal assimiladas. Quanto mais consciente estiver, mas abertos e ativos estão os chakras. Além da kundalini, existe uma outra força, que flui aos diversos chakras através do sushumna. É a energia do Ser Puro, do aspecto não manifesto. Entra através do Sahashara e faz com que o homem reconheça, em todos os níveis da sua vida, o aspecto existencial, sem forma como causa primária, imutável de tudo o que permeia e que penetra toda e qualquer manifestação. No hinduísmo é chamado de Shiva.

NADIS: Condutos, vias

Pingala: Condutor da energia Solar. Começa no lado direito do chakra base e termina na narina direita.

Ida: Canal Lunar, refrescante e tranqüilizante. Começa no lado esquerdo do chakra base e termina na narina esquerda. Os dois nadis sobem se enrolando no sushumna.

Os chakras também irradiam energia diretamente ao meio ambiente, alterando a atmosfera ao nosso redor. Através deles podemos emitir vibrações de cura, mensagens conscientes ou inconscientes, influenciar pessoas, situações e até matéria (positiva ou negativamente).

Para experimentar a plenitude interior e com ela, a força, criatividade, compreensão, amor e felicidade, todos chakras devem estar abertos e trabalhando em harmonia uns com os outros. Isso ocorre em poucas pessoas.

COMO FORMAMOS BLOQUEIOS NOS CHAKRAS:

Na essência, não somos separados. O cerne mais profundo de nosso ser vive numa inseparável Unidade com o Ser Absoluto, imutável, Esse Ser imutável, puro é nossa natureza de bem-aventurança. A confiança na Unidade foi perdida no momento em que começamos a confiar somente nas informações que nos atingem através dos sentidos físicos e raciocínio lógico, para esquecermos nossa origem e base divina. Uma separação aparente acontece depois da nossa primeira experiência de medo. Perdemos a sensação de realização interior e na segurança da vida e começamos a procurá-la no mundo exterior. Porém o anseio trouxe novamente frustração. Essa experiência de medo, de novas desilusões.

O MEDO provoca RETRAIMENTO que provoca ESPASMO/BLOQUEIO que reforça o

SENTIMENTO DE SEPARAÇÃO que faz crescer o MEDO. O círculo vicioso continua.

Essas contrações tornadas permanentes fazem com que as energias vitais não fluam livremente, não suprindo os diversos corpos com aquilo que necessitam, a fim de refletir e manter a consciência na Unidade. Quando a experiência de separação/abandono/vazio interior/medo nos incita a procurar no mundo exterior aquilo que podemos encontrar no mundo interior ficamos dependentes do amor/reconhecimento/ de outras pessoas/prazeres sensuais/sucesso/posses materiais. Essas coisas se transformam em necessidades com as quais tentamos preencher o vazio. Caso as percamos, ficamos diante do nada e o sentimento de medo surge novamente a nossa frente. Com o sentimento de separatividade reforçado em vez de amar o nosso semelhante consideramos como nosso competidor/inimigo. Julgamos que devemos nos proteger, contraímos e ocorre o bloqueio dos chakras. A necessidade de reconhecimento (pessoa/grupo) é tão forte que estamos dispostos a ajustar nossa vida (conforme concepção de pessoas , regras sociais) dispostos a reprimir nossos sentimentos espontâneos se estes não se enquadram nessas regras. Isso só é possível se contraímos os chakras tão firmemente a ponto de nenhuma emoção descontrolada poder passar por esses filtros. Ocorre congestionamento de energia no respectivo chakra. Uma vez a energia não podendo ser irradiada na sua forma original, tornam-se distorcidas e rompem barreiras descarregando-se de modo inconveniente em forma de emoções fortes e frequentemente negativas, ou de um impulso exagerado. Essa é a reação Yang sobre o bloqueio. Na reação Yin, a retenção das energias é quase que total, fazendo com que o fluxo energético seja consideravelmente paralisado, uma vez que não há mais espaço para energias adicionais. A conseqüência é um suprimento inadequado de força vital e uma fraqueza na expressão do respectivo chakra. Essas experiências não são deixadas para trás com a morte do corpo físico, mas levadas de uma encarnação para outra. Elas determinam as circunstâncias do novo nascimento e eventos que atraímos inconscientes na nossa vida.

DISSOLUÇÃO DE BLOQUEIOS

Dois caminhos importantes:

1- Expor os chakras a vibrações de energia aproximadas as frequências nas quais vibram em harmonia e livre de bloqueios (TÉCNICAS variadas)

2- Atitude interior de aceitação incondicional que leva ao relaxamento completo, que é contrário do espasmo, do bloqueio. Enquanto rejeitarmos alguma faceta de nossa personalidade consciente ou inconsciente, enquanto julgarmos a nós mesmos condenando e repelindo partes de nosso ser será mantida uma tensão que impede total relaxamento e com isso dissolução de bloqueios. AUTOCONSCIÊNCIA.

Resumo e anotações da leitura do livro "Chakras, mandalas de Vitalidade e Poder"

Apostila do Curso de Chakraterapia - YOGA INTEGRATIVA

domingo, 19 de junho de 2011

Bhagavad Gita

"Agora estou confuso quanto ao meu dever e perdi toda a compostura devido à reles fraqueza. Nesta condição estou Lhe pedindo que me diga com certeza o que é melhor para mim. Aqui estou, Seu discipulo e uma alma rendida a você. Por favor. instrua-me. " (Bhagavad Gita)

MANDALAS - ARTE e TERAPIA - Aceita-se enomendas

FORMAÇÃO EM TERAPIA CONSCIENCIAL - I Módulo 11 de junho de 2011