domingo, 30 de maio de 2010

O MILAGRE DE ESTAR ATENTO - OSHO

Compartilho com vocês uma parte dos ensinamentos de Osho.

"A pessoa precisa começar observando o corpo...
Caminhando, sentando, indo para a cama....
A pessoa deveria começar pelo mais  sólido, pois é mais fácil e então deveria se mover para experiências mais sutis. A pessoa deveria começar observando pensamentos e quando ficar especialista nos pensamentos então deveria  começar a observar sentimentos.
Depois que você sentir que pode observar sentimentos, então deveria observar seus estados de ânimo, ainda mais sutis e vagos que seus sentimentos.
O milagre do observar é o de que enquanto você observa o corpo, seu observador se torna mais forte....
Enquanto você observa os pensamentos seu observador se torna mais forte ainda.....
Enquanto você observa os sentimentos, seu observador se torna ainda mais forte...
Enquanto você observa seu estado de ânimo, o observador é tão forte que pode ser ele mesmo.
Observar a si mesmo é como uma vela em noite escura que ilumina não apenas tudo em volta mas também a si mesmo.
Observar é um processo eterno, você sempre vai se aprofundando mas nunca chega ao fim, quanto mais fundo você for, mais fica consciente que entrou num processo eterno sem nenhum começo e  nenhum fim.
Mas as pessoas estão observando somente os outros, elas nunca se importam e observar a si mesmo. Todo mundo esta observando, este é o observar mais superficial, o que o outro está fazendo, o que ele está vestindo, como ele aparenta. 
Todo mundo está observando; observar não é algo novo a ser introduzido na sua vida, ele apenas precisa ser aprofundado, tirar dos outros e aprofundar em seus próprios sentimentos interiores, pensametos, estados de ânimo e finalmente ao próprio observador.
Use a energia da observação para transformação de seu seu ser. Isso pode trazer para você tanta bem-aventurança e tanta benção que você nem pode sonhar a respeito.
Um processo simples, mas uma vez que você comece a usá-lo em você mesmo ele se torna  uma meditação.
Pode-se fazer meditação a partir de qualquer coisa. Qualquer coisa que leve a você mesmo é meditação. É imensamente significativo encontrar a sua própria meditação, pois nesse próprio encontrar você, encontrará imensa alegria. É porque é o seu próprio encontrar e não um ritual imposto sobre você, você adorará entrar fundo nela. Quanto mais fundo entrar nela mais feliz se sentirá, mais tranquilo,  mais silencioso, mais integrado, mais majestoso, mais gracioso.
Observe seu corpo e ficará surpreso. Posso mover minha mão sem consiência e posso movê-la com consciência. Você não perceberá a diferença....
Mas posso sentir a diferença. quando a movo com consciência ,há uma graça e uma beleza nela, uma serenidade e um silêncio.
Você pode caminhar estando atento a cada passo, isso lhe dará todo o benefício que o caminhar pode lhe dar como exercício, mais o benefício de uma meditação simples fantástica.
Você não deveria deixar passar inconsciente  nem mesmo  um único momento. A observação afiará a sua consciência..."

domingo, 23 de maio de 2010

FILHOS CRIADOS NO YOGA

Recentemente li um artigo sobre filhos criados no yoga, imediatamente se abriu a cortina e surgiu na minha mente o filme da minha história e Yasmin, minha filha, hoje com quase 9 anos. É essa história que quero compartilhar com vocês.

Comecei a particar yoga em 1999 em Canela- RS. Levei a sério a profissão de yoga em 2003, em um momento emocionalmente muito difícil para mim. O yoga foi um porto seguro onde pude compreender a impermanência de tudo, pude resgatar uma força latente dentro de mim, até então inimaginável, que aflorou para manter a integridade da vida. Nessa época, Yasmin tinha apenas 1 ano e 8 meses de idade.
 Quando fiz a Formação de yoga na Montanha Encantada - Garopaba,SC - com Joseph e Lilian Le Page, voltei para a minha pequena e pacata cidade, que não tinha mais de 10.000 habitantes, Ronda Alta -RS. Nessa época, apenas nós duas praticávamos yoga. Yasmin era a minha companheira, ora aluna, ora professora. Lembro-me dela tão pequena dizendo: " - Mãe, não é assim que faz a árvore, olha como eu faço." E lá estava minha pequena flor me ensinando a ESTAR NO ESTADO DE YOGA:
m
Quando comecei a dar aulas na minha cidade, não tinha quem cuidasse de Yasmin durante as práticas, que eram sempre à noite, então, a levava comigo. Yasmin era a minha companheirinha. Depois de um tempo, cemecei a dar aulas em cidades vizinhas, pois a procura por yoga em pequenas cidades é mínima. Um dos motivos é a falta de emprego e consequentemente a falta de recursos financeiros. Outro motivo é o desconhecimento do que é o yoga, gerando, dessa forma, um preconceito desta prática. Naquele tempo, trabalhava como farmacêutica durante o dia e no final da tarde, lá estávamos nós -eu e Yasmin - num Kadet 98, enfrentando estradas de chão, no meio de lavouras, pedras, poeira e, muitas vezes, barro quando chovia, para chegar a Constantina -RS, onde dei aulas por quase dois anos.  Foi assim que aprendi a enfrentar o medo de dirigir no barro.

Durante a viagem, cantávamos mantras e posso ainda ouvir a voz suave da Yasmin na minha mente quando fecho os olhos e viajo alguns anos atrás. "Om Namah Shivaya ", "Om Mani Padme Hum"...
Enfrentamos algumas dificuldades. Me lembro um dia que furou o pneu, como não tinha muita força, subia na chave e pulava, para poder soltar os parafusos. Na acasião, até comentava para Yasmin:
"Daqui alguns anos, vamos lembrar disso tudo  e rir muito" . E  hoje, isso é uma realidade, lembro de tudo com muito carinho e risos.  Assim como esta, tenho muitas histórias para contar. Atualmente Yasmin tem quase nove anos,  e ainda hoje ela me  acompanha na maioria das aulas que ministro à noite no  Espaço Shiva Yoga em Chapecó -SC, onde atualmente resido. 
Ela convive diariamente com o yoga, mas como mãe, procuro não impor nada.



Demonstro com o meu exemplo como o Yoga proporciona bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Faço a minha meditação diária sozinha, porém, procuro (nas manhãs que estamos em casa juntas) praticar com ela. Yasmin tem prazer em participar das aulas de yoga para crianças onde de forma lúdica e natural vou introduzindo os yamas  e nyamas, posturas, relaxamento e meditação, sem esquecer é claro dos mantras que eles gostam tanto. 
Yasmin é uma criança feliz e muito criativa, quem a conhece sabe bem disso.Talvez, daqui alguns anos, seja ela quem esteja escrevendo os efeitos do yoga na sua vida desde criança. Desejo profundamente que essa experiência de viver o yoga desde a infância possa trazer para a vida diária, em todas as suas fases, serenidade, equanimidade e felicidade que já esta dentro dela de forma natural.
Também desejo profundamente que muitas crianças, como Yasmin, possam desfrutar e aprender com o Yoga.

terça-feira, 18 de maio de 2010

1ª ECOBIKE CHAPECÓ 15 de Maio de 2010

Agradecemos a todos que abraçaram a 1ª ECOBIKE CHAPECÓ: Patrocinadores, apoiadores, participantes.
Unindo esforços fazemos a nossa parte......O PLANETA AGRADECE.....






















domingo, 16 de maio de 2010

YOGA E ECOLOGIA


Ouvimos sobre a interdependência de tudo e de todos, formando a  grande Teia do Universo. A Ecologia - estudo da relação entre os animais e vegetais com o meio ambiente em que vivem - sem dúvida estuda essa teia. Nosso planeta como organismo vivo que é, depende do equilíbrio de todos os sistemas. Esse equilíbrio foi e é gravemente afetado pela maneira antiecológica que o homem cultiva, a maioria das vezes conscientemente. O Yoga cultiva não apenas a ecologia interior do ser humano, mas ensina a expandir para a vida exterior, que na verdade é uma só (interior e exterior). Você reflete lá fora o que está por dentro. Patãnjali codificou o yoga e com suprema sabedoria incluiu AHIMSA -não violência- o primeiro dos yamas. Praticar Yoga é praticar ahimsa, praticar ahimsa é ter uma forma de vida equilibrada, em harmonia com o meio ambiente respeitando todas as formas de vida. Praticar ahimsa é despoluir o nosso interior com atitudes, palavras e pensamentos saudáveis e, como consequência, despoluimos tambem o meio ambiente. Aprendemos  a cuidar, amar,  proteger cada espaço, cada ser, cada célula de nosso planeta.
Grupos ecológicos levantam a bandeira preocupados com a grave saúde de nosso planeta. 
Vamos ficar parados? Inativos? 
Vamos esperar para ver o que acontece? 
Temos que assumir a nossa responsabilidade em cuidar de  nossa casa. ter a consciência que a terra é nosso lar e precisamos dela para viver. Ter ou ativar essa responsabilidade não significa que temos que assumir a linha de frente de grupos pró-ecologia (se puder melhor), mas é ter consciência e FAZER a nossa parte. Cuidar aqui, agora, onde moro, onde trabalho, onde passeio. Não precisamos virar "expert" no assunto, mas devemos, ao menos, conhecer quais  das nossas atitudes  podem prejudicar a saúde do nosso planeta e consequentemente a vida de nossos filhos, nossos netos e a nossa também.
Por onde começar? 
Que tal pelos nossos hábitos de consumo? Água, luz, alimentos, roupas, lazer. Que tal avaliar se estou poluindo o local mais próximo de mim? Minha casa, meu quintal, a praça, as ruas por onde passo? Comece a observar. Preciso deixar tantas luzes acessas? Meu banho pode ser mais curto? Posso diminuir o consumo de água e energia elétrica? Separo o lixo que produzo? 
A cidade e toda a tecnologia oferece tantas coisas atrativas que o homem esquece do contato com a terra. A água chega pronta  pra consumo através dos canos. Não vemos de onde vem e nem nos preocupamos o quanto de água  na terra é possível para consumo. O homem esquece que os recursos naturais não são inexauríveis e que o produto e o destino final do que consumo vai afetar todo o equilíbrio do meio ambiente. 
O ser humano precisa de uma relação direta com a terra, até mesmo para seu desenvolvimento pessoal e espiritual. Para sermos seres inteiros completos, precisamos da ligação viva  com o céu e a terra. Somos constituídos por cinco elementos assim como o Universo o é. Precisamos do equilíbrio. Cuidar da terra é cuidar de nós mesmos pois fizemos parte desse TODO.
Praticar Yoga, portanto,  é cuidar, amar, respeitar nosso SER, nosso corpo, nossa casa, nosso planeta, nosso lar. É estar ciente que a TERRA é nossa casa, e destruí-la, mesmo que seja aos poucos, é também nos matar aos poucos.
Abraço fraterno e muita disposição em cuidar de SI, em cuidar de NÓS.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

ESCREVENDO SOBRE YOGA - Promoção de 3 anos de Yoga Integrativa

Participação 1: Loine Parizotto

Por muitas vezes, ao praticar yoga e me entregar ao ritmo da música, me sinto literalmente adentrando no céu...

Participação 2: Claudia Badin Ramalho

Yoga é um caminho para o autoconhecimento. Silenciando a mente e internalizando os sentidos, ampliamos nossa consciência reconhecendo o divino que habita em cada um de nós, a nossa luz interior. E são estes benefícios que sinto a cada dia mais com a prática desta filosofia milenar.
Nas palavras de Hermógenes, \"Yoga é independência, é sentir-se bem e feliz em si mesmo, quando fazemos o caminho de volta para casa, momento em que nos unimos à nossa esfera mais sagrada\".

Participação 3: Ortenilo Azzolini
  
Yoga é a chave que abre a porta para descobrirmos as maravilhas do infinito que nos rodeira e do infinito que somos.  Através dele passamos a  ver tudo com os olhos da consciência. Yoga, o lado bom da vida.

Participação 4: Maria Ivone Conte

Quando uma colega me falou para praticar yoga porque a minha respiração estava errada (durante a apresentação de um artigo), eu não imaginava o quanto essa prática era maravilhosa para o corpo, mente e espírito. A partir desse dia, procurei ler sobre o assunto e saber mais sobre yoga.Encontrei uma instrutora e comecei as aulas. Notei logo nas primeiras práticas que pecava na respiração todo o tempo. Ansiosa, fazia os movimentos automáticos, sem prestar atenção no que estava fazendo. Com a frequencia e empenho fui desenvolvendo as habilidades da prática do yoga com o olhar para dentro de mim mesma; observar com os olhos da alma o ar entrando e saindo; perceber que na inalação acalmo meu corpo, na exalação acalmo minha mente;ainda se entregar a nenhum lugar para ir,nada a fazer a não ser estar aqui ou ficar em postura de uma montanha enraizada no chão; postura de estrela; postura de guerreiro entre tantas outras.
Sei que ainda estou engatinhando nessa prática, mas sinto que me faz ter mais tranquilidade, clareza e serenidade mental em todos os momentos do dia.  Sei também que depente exclusivamente de meu empenho, dar continuidade ao processo de evolução na prática do yoga, e que essa não vai mudar imediatamente meu comportamento, mas me faz, com certeza,rever e repensar cada atitude antes de tomar uma decisão final.
Trabalhando postura e respiração concordo com o prof. HERMÓGENES, 2010 quando diz "a respiração é um dos atos mais importantes de nossa vida".
Em resumo, pra mim a prática do yoga é um trabalho lento de evolução humana. Faço dela o "meu momento".

Participação 5: Juliane Franco

Yoga é o microcosmo instrumental de preparação harmônica para a existência e passagens da(s) existência(s). 

Participação 6: Francine  Regina Badin Bonissoni 

"A prática de Yoga foi muito importante na minha vida. Me trouxe paz, calma, harmonia e alegria. Apredi a aceitar-me como sou, a perceber que sou um ser Divino, completo e inteiro e que tenho tudo que preciso para ser feliz. Estou aprendendo a estar presente, com a mente no "aqui e agora" não apenas durante a prática ou a meditação, mas em todos os momentos da vida, enquanto me alimento, enquanto trabalho, enquanto estou entre amigos. Estando presente podemos nos doar por inteiros àquele momento, àquela tarefa e vivê-la em plenitude. O esforço feito para aumentar a flexibilidade das articulações e músculos nos permite aumentar a flexibilidade da mente, controlar a mente, respirar e sentir o prana. Integrar totalmente o corpo físico, com o corpo mental e espiritual. Agora já estou conseguindo levar para os momentos da vida a força, o equilíbrio, a flexibilidade, a correta respiração treinadas durante a prática."

Participação 7: Analucia dos Santos

Sinto-me como uma borboleta saindo do casulo e sentindo o valor das asas nos voos da vida.

Participação 8: Elizamar Liberali

Eu não conhecia a yoga e comecei a praticar somente pelo alongamento, mas logo notei que não adianta alongar se a mente não estiver limpa e o coração tranquilo.
Yoga envolve corpo, mente, respiração e bem estar fisíco, que adquirimos com a vivencia e os ensinamentos milenares da pratica. A partir do momento que realizamos as posturas com a mente no presente do \"aqui e agora nada a fazer, nenhum lugar para ir\" percebemos com nosso corpo interage com o ambiente, e alcançamos objetivos como bem estar fisíco e mental. Hoje já não me vejo mais sem praticar yoga, encontrei o alongamento que precisava, e na respiração estou aprendendo todos os dias a controlar a ansiedade.


Participação 9: Eliane Battiston

Com a mente mais tranquila estou aprendendo a viver melhor, com mais liberdade e equilibrio.
Aprecie o presente e tenha um futuro melhor.


Participação 10: Sandra School

Yoga é autoconhecimento...é ver limites e potencialidades...é errar sem culpa, pela possibilidade do acerto...é aceitar-se e aceitar os outros...é eternamente aprende, apreender, transformar, é tentar estar cada vez mais consciente de permanecer no momento presente...yoga não pode ser mensurada, explicada em palavras porque ela precisa ser vivenciada, sentida!!!

Participação 11: Euclides Badin 

Sinto que estou evoluindo na concentração, na flexibilidade, no equilíbrio, adquirindo resistência e força. Aprendendo a controlar melhor a respiração. Enfim, são muitos os benefícios que a prática esta me proporcionando o desafio agora é levar os ensinamentos para o dia a dia e aprender a controlar melhor a mente.



  

 


 

O Fundo da Linha - Vídeo do Greenpeace

O Fundo da Linha

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Asteya - Não Roubar 3º Yama


ASTEYA (Não roubar)
Nos oito passos de Patãnjali,Yamas é o primeiro. Os Yamas são em número de cinco, sendo eles: Ahimsa (Não violência), Satya (Verdade), Asteya (Não roubar), Bramacharya (Conservação de energia), Aparigraha (Não apego). Hoje, nosso tema é ASTEYA (não roubar). Segundo o dicionário Aurélio, roubar significa: “assenhorear-se ou apoderar-se de”. Na filosofia do yoga, Asteya tem um sentido mais abrangente. Significa ter somente o necessário, isto implica a não cair na teia do consumismo. Somos bombardeados todos os dias por propagandas, out door, moda, etc.. Isso tudo nos leva a querer mais e mais para satisfazer o vazio interior.  Acaba o fascínio do novo e lá vamos nós de novo no último degrau buscando a satisfação com “coisas” que nunca poderão preencher o espaço interior e a desilusão toma formas significativas na nossa vida.  Quantas vezes você já se flagrou indo comer ou fazer compras para espantar a tristeza? No momento você até pode esquecer o motivo da dor, sentir “momentos” de alegria, mas logo a verdade está ali, diante de você , para ser trabalhada, e mais uma vez você tenta fugir dela.  Asteya também significa não roubar de nós mesmos.  Mas como podemos roubar de nós mesmos?  Muito simples. É tirar de você as oportunidades que a vida oferece de crescer como ser humano, de evoluir nesse processo, nessa jornada. É tirar de você a oportunidade de conhecer a sua verdade, de saber quem é você , de saber para onde você vai.  É fugir de você mesmo e a exemplo do citado acima, vem o problema e você foge dele ao invés de encarar, aprender e não cair de novo. Fugindo dele, você não aprende e a situação vai voltar tantas vezes e de várias formas que for necessário para que você possa aprender e não retornar a ela.  Nossos condicionamentos, nossa avidya (ignorância), nossos valores, muitas vezes impedem que nos conheçamos, isso é asteya, é roubar de nós mesmos as oportunidades de dissolver o véu da ilusão e vermos as coisas realmente como são.
Portanto, Asteya na filosofia do yoga vai muito além de não tirar dos outros, de não segurarmos aquilo que não nos pertence, envolve todo o rabalho de descondicionamento, de busca de sabedoria para não roubarmos as oportunidades de viver as experiências que possam nos revelar a verdade, nossa verdadeira essência. 
Rosana 

domingo, 2 de maio de 2010



O ESPAÇO SHIVA YOGA, completou 3 anos em Chapecó. 
Desde maio de 2007 a professora Rosana com a participação de cada  um de vocês, vem construíndo a história do YOGA INTEGRATIVA na nossa cidade.
Por isso, vem pedir a cada um de vocês a estarem participando dessa proposta. 
Deixe seu coração se abrir e  escreva o que significa YOGA para você, ou como o Yoga tem contribuído na sua vida. 


PARA PARTICIPAR: Entre no site em e-mails, escreva e envie. A sua frase ou pequeno texto será publicado no blog.   www.shivayoganamaste.com.br .
As pessoas podem  acessar  para ler e votar . Basta clicar em  comentários  e deixar o seu voto.
No final de  Maio, os votos serão contabilizados e o autor da frase que receber mais votos, será contemplado com um mês de prática gratuíta no ESPAÇO SHIVA YOGA.
Vamos participar..... Abra seu coração/mente e escreva......

1ª ECOBIKE CHAPECÓ DIA 15 de MAIO 14hs PRAÇA CEL. BERTASO